Foto: Kaná Manhães
Feira começa às 18h, mas movimento é maior depois da missa às 20h30m
Comidas típicas de qualidade e artesanato local, colorido e variado, tudo ao som de uma boa MPB. Assim é a Feirinha da Praça Carlos Alberto de Souza, no Visconde de Araújo, em frente à Igreja de Santo Antônio. A mais nova feira da cidade funciona toda terça-feira, a partir das 18h, e é uma promoção da Associação dos Moradores do Bairro do Visconde, com o apoio da Prefeitura de Macaé.
A praça, que além da feirinha, tem uma Lan House Pública e curso de informática e internet para a comunidade, hoje é um espaço de lazer e cultura para as pessoas que frequentam a Feira do Visconde. Vem gente de vários bairros da cidade, mas o grande público são os frequentadores da Igreja de Santo Antônio, que ao final do culto, passeiam pelas enfileiradas barraquinhas azuis e brancas.
Toda terça-feira um músico local se apresenta. O repertório é música popular brasileira, que vai de Milton Nascimento, passando por Djavan, até Zé Ramalho. E se você quiser pedir uma música, fique à vontade que será atendido. Para as crianças, além das famosas balinhas de coco e guloseimas diversas, pula-pula e animação infantil.
De início, para começar a feira, os comerciantes se uniram e encaminharam cestas básicas para a Igreja da Praça. O motivo, segundo a Associação de Moradores, foi de contribuir como o trabalho social da Igreja de ajudar famílias carentes da cidade. Agora, a associação está arrecadando alimentos e roupas para as vítimas das chuvas em Niterói(RJ). Quem puder, será bem vindo em participar da ação.
O presidente da Associação, Márcio Machado, explica: “Foi uma decisão da associação de moradores, juntamente com os feirantes, promover algumas ações sociais. Fazemos duas reuniões por mês, quando decidimos assuntos administrativos entre outros”. Márcio também aponta vantagens da organização no bairro: “A nossa infraestrutura aqui está muito boa, o que facilita muito tudo. Quando os feirantes chegam, a Associação já montou a estrutura das barraquinhas.”
Boa parte dos comerciantes da feirinha, também expõe e vende alimentos nas outras duas feiras da cidade: a da Praça Veríssimo de Melo, às quintas-feiras, e a do bairro Parque Aeroporto, esta toda sexta-feira. Os feirantes convidam em coro: “Venha conhecer a mais nova feirinha da cidade, adquirir artesanato local e saborear quitutes caseiros.”