Foto: Kaná Manhães
Após três anos a barra da Lagoa de Imboassica foi finalmente aberta
Após três anos a barra da Lagoa de Imboassica foi finalmente aberta. Durante a manhã desta quarta-feira (04) a máquina chegou ao local e à tarde a água da lagoa se encontrou com a água do mar. De acordo com o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, existe um estudo que determina a abertura da lagoa a cada 3 anos, a fim de renovar a vida do ecossistema e alguns
fatores foram decisivos para fazer a ação nesta semana.
“Estamos no período de chuva, a maré está cheia e a entrada da lua cheia formam o cenário ideal para a restabelecimento da lagoa”, explicou o secretário. O superintendente do Inea da região, Hélio Almeida, e o representante do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras, Guilherme Sardenberg, reforçaram a importância da abertura da barra.
“Sempre fui favorável a abertura da barra da lagoa a cada dois ou três anos e é importante ressaltar que decidimos fazer esta ação por questões ecológicas e não por motivos hidráulicos, já que o canal extravasor e o vertedouro estão funcionando perfeitamente”, afirmou Sardenberg. “O Inea está de acordo com a abertura da Lagoa, uma vez que se faz necessário e estamos em um período de chuvas e de situações propícias à abertura”, ressaltou Almeida.
Os pescadores destacaram o beneficio que a abertura da barra fará para eles. “Essa época coincide com a reprodução dos peixes marinhos e muitos destes entram na lagoa, além de siri e camarão, por isso irá renovar a vida nesse ecossitema, o que é muito bom para nós. Além disso, a lagoa está cheia de parati ovado e ele só desova no mar, por isso é importante abrir a lagoa para esses peixes saírem para desovar”, explicou o pescador Jorge Barcelos, conhecido como tio Jorge.
Durante o período que a barra da lagoa estiver aberta a Guarda Ambiental fará o monitoramento no local. “Os guardas ficarão responsáveis por verificar o defeso da lagoa, já que nas primeiras 72h após a abertura é autorizado pescar e após este período entra o defeso”, contou o guarda ambiental Wagner Barreto. Somente depois da recomposição da biodiversidade do ecossistema será possível voltar a pescar na lagoa.
Para fazer a abertura da lagoa de Imboassica uma reunião aconteceu na secretaria de Ambiente, no fim da tarde de terça-feira (03), com representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), Guarda Ambiental e pescadores.