logo

Base de pacificação social chega ao bairro Lagomar

22/05/2012 17:55:00 - Jornalista: Álvaro Marcos

Foto: Ana Chaffin

Ações da Polícia Militar e da Prefeitura de Macaé são ampliadas no local

Olhar fixo, feição tensa, Joelma Azevedo Lopes acompanhou atentamente a movimentação na esquina das ruas W 20 com W 5, no Lagomar, em Macaé. Viu de perto, hoje à tarde (22 de maio), a colocação de um trailler da Polícia Militar no local. Foi a chegada da base de pacificação social ao bairro, um dos mais populosos do município. Lá, a população pode registrar ocorrências policiais e solicitar a realização de alguns serviços púlicos.

Para Joelma, moradora e dona de um estabelecimento comercial nas imediações, representa a esperança de um futuro mais tranquilo. Na fala mansa, ecoaram palavras de otimismo. "Espero que seja muito bom. Por aqui existe algazarra, gritaria e confusão. Agora vai melhorar. Tenho fé", disse Joelma, residente no Lagomar há 15 anos e uma espécie de líder comunitária informal.

No que depender das declarações do comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar (o BPM de Macaé), tenente coronel Ramiro Campos, Joelma e seus vizinhos podem, sim, esperar por dias melhores. "O objetivo é realizarmos um trabalho preventivo no Lagomar e nos bairros vizinhos, como Barreto, Rio da Praia e Ajuda. O atendimento vai acontecer 24 horas por dia. Teremos ao todo quatro viaturas e 20 policiais militares", detalhou.

O comandante do CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Maurício Salles Rodrigues, endossou o discurso. "Vejo esse trabalho de forma muito positiva para a área de segurança pública e para a sociedade de Macaé. É uma maneira de mantermos a paz. O poder público está ocupando o seu lugar. A região de Macaé é uma das prioridades desde que assumimos a nossa função", afirmou.

Além da atuação policial, a base também engloba atividades da prefeitura de Macaé. No lugar onde está o trailler em breve será instalado um container. "Vamos colocá-lo quando a área receber piso e houver a instalação dos equipamentos elétricos e hidráulicos, além do procedimento para esgotamento. Com isso vamos oferecer maior conforto para os profissionais que trabalharem aqui", explicou o subsecretário de Governo, Fernando Amorim.

A Guarda Municipal vai ampliar as ações no bairro em breve. "Já temos um efetivo na Escola Municipal Ana Cristina e no posto de saúde que fica ao lado. Agora vamos atuar também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) assim que ela for inaugurada. Todos os nossos postos funcionam 24 horas por dia", informou o subsecretário de Ordem Pública, Anderson Ribeiro de Moraes.

Trabalhos da secretaria de Serviços Públicos e da Mobilidade Urbana também vão ser realizados mais efetivamente no Lagomar. Durante a instalação do trailler, vários agentes de trânsito distribuíram panfletos educativos a motociclistas que circulavam pelo local. Na visão de Joelma, um conjunto de iniciativas que significam mudança efetiva na qualidade de vida. "Só em acompanhar de perto essa movimentação já está sendo muito bom", alegrou-se.


Fotos Relacionadas