Com o objetivo de ampliar as ações de educação ambiental e realizar um constante monitoramento da Restinga do Barreto, a prefeitura de Macaé, apor meio da Secretaria de Ambiente, ampliou suas ações e nesta quarta-feira (28) e iniciou as atividades na Base Operacional da Restinga do Barreto, que funcionará em um container em frente ao radar próximo ao bar do Coco, das 8h às 17h.
De acordo com o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz, a base irá reforçar as ações da secretaria, principalmente no verão. “Dois agentes ambientais irão trabalhar diariamente no local e vão complementar o programa Cuidando da Nossa Praia que começará em janeiro nas praias de Macaé. O objetivo é proteger cada vez mais a restinga do Barreto, já que animais ameaçados de extinção pelo IBAMA, como o sabiá-da-praia (Mimus gilvus) e o lagarto da cauda verde (Cnemidophorus littoralis), foram encontrados na área e somente com a educação ambiental conseguiremos garantir a preservação do local”, explicou Maxwell.
O container que servirá como sede da base operacional foi emprestado por um ano, pela empresa Macaé Container, através de um contrato de comodato. “Acho ótimo poder colaborar com o meio ambiente, é sinal que estamos preocupados com a causa e estamos fazendo algo de positivo para o município, que é onde nós trabalhamos e também onde a gente vive”, enfatizou o empresário Paulo Roberto Fourny.
Maxwell finalizou dizendo que a próxima ação será cercar a restinga para que a população tenha o conhecimento da sua extensão e que todos possam ajudar a preservá-la.