logo

Biblioteca Volante recebe doações de livros

25/08/2012 12:53:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

A Biblioteca Itinerante fica na Praça Veríssimo de Mello até a próxima segunda-feira (27).

Estudantes, escritores, educadores e o público em geral que percorrerem a Praça Veríssimo de Mello até a próxima segunda-feira (27) poderão visitar a Biblioteca Itinerante da rede municipal de ensino. O ônibus, que está atendendo a comunidade desde a última quinta-feira (23), também está recebendo doações de livros didáticos, paradidáticos e gibis. A finalidade da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, é ampliar o acervo do espaço que foi recentemente inaugurado. Os interessados em doar obras variadas também poderão encaminhar os títulos para a sede da Secretaria de Educação, no setor do Programa de Leitura.

Atualmente com 3 mil exemplares, a coordenação do Programa de Leitura, responsável pela Biblioteca Itinerante, deseja atingir o mínimo de 10 mil exemplares, número considerado ideal para o empréstimo nas escolas municipais. Com o trabalho no ônibus, a previsão da Secretaria de Educação é atender 50 estudantes por hora. Para isso, a biblioteca itinerante conta com monitores e o grupo HistoriArte, com contadores de história da rede municipal de ensino:

- A meta é recebermos doações e através desta campanha, aumentando o número de amigos da leitura da rede municipal. A Biblioteca-Volante é um espaço propício para trabalhar com outras linguagens, como a imagem e as artes. Além da leitura, escrita e o trabalho voltado para o desenvolvimento da criatividade, o objetivo é contribuir com o processo ensino-aprendizagem - destacou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

Ela lembrou que a biblioteca foi inaugurada com equipamentos necessários para atender aos segmentos e as faixas de idade dos estudantes: “Para propiciar um ambiente prazeroso, aguçar a criatividade e o imaginário dos alunos, a Secretaria também dispôs fantoches no corredor do ônibus. Equipamos o ônibus com placas indicativas, prateleiras específicas, balcão para leitura, além de material didático para contação de histórias e rodas de leitura. A intenção é facilitar o trabalho da equipe de contadores e reforçar o gosto pela leitura e escrita”, completou a secretária de Educação.

Inicialmente, a equipe do Programa de Leitura vai realizar um empréstimo diário (para devolver no mesmo dia). Mas, segundo a coordenadora do programa de Leitura, Maria Georgina de Souza, a intenção é que os alunos possam ficar com as obras durante um período maior, principalmente os estudantes de 6º ao 9º ano:

O próximo passo, de acordo com Georgina, é concluir o cronograma de visitas, que prevê o atendimento da biblioteca itinerante nas principais praças dos setores administrativos. Estão sendo definidas as visitações nas praças da Fronteira, Aeroporto, Malvinas, Barra e Córrego de Ouro. Outro espaço que deve receber o ônibus é o Ciep Darcy Ribeiro e a Praça Veríssimo de Mello, que durante esta semana já recebeu jovens leitores e pais curiosos.

Entre eles estava Rhuan Pinheiro Paula, de oito anos. Encantado, o aluno da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição disse que ficaria o dia inteiro na biblioteca: “Gosto muito de livros de aventura e mistério. Depois que leio tento desenhar e pintar os personagens das histórias. Na escola, na biblioteca e na minha casa o que eu mais gosto de fazer é ouvir histórias”, falou o estudante, que estava acompanhado da mãe Lucimara Pinheiro Paula.

Com olhar atento à história “Romeu e Julieta”, a aluna Gabriela Rodrigues de Souza comentou que a biblioteca é maravilhosa: “É um ônibus bonito, colorido e com livros”, falou junto da mãe Ana Paula Rodrigues, que também aproveitou para se dedicar à leitura.

Outra novidade é que além das escolas, os contadores de histórias da Secretaria de Educação vão se apresentar para os estudantes, que também poderão fazer parte de oficinas de desenho, pinturas, dobraduras e até mesmo apreciar exposição de selos. Para Maria Georgina de Souza, a Biblioteca-Itinerante é uma oportunidade para educadores e alunos: “A biblioteca itinerante é uma grande conquista para o ensino municipal. Além dos alunos, os professores terão um espaço para trabalhar com a leitura de gêneros textuais e rodas de leituras e histórias. Este trabalho será primordial para o desenvolvimento do contexto educacional”, concluiu a coordenadora.