Bilhetagem eletrônica: sistema funciona sem transtornos em Macaé

02/01/2007 11:12:54 - Jornalista: Simone Noronha

Em vigor desde segunda-feira (dia primeiro), o novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica está funcionando sem maiores transtornos para o usuário de vale-transporte em Macaé. De acordo com o presidente da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), coronel Lúcio Aracati, 400 pessoas foram treinadas e estão trabalhando nos terminais para esclarecer dúvidas dos usuários sobre o cartão Rio Card. Desde segunda-feira (dia primeiro) o vale transporte de papel não está mais sendo aceito.

"O único problema que estamos tendo é com pessoas cujo cartão está sem créditos, que não foram liberados. Neste caso, estams orientando o usuário que procure a sua empresa", disse Aracati. O sistema de bilhetagem eletrônica está funcionando nos ônibus e nos sete terminais urbanos. A medida segue a determinação da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do estado (Fetranspor). Em Macaé, são emitidos 280 mil vales-transportes.

A segunda etapa da implantação do processo será a Lei da Bilhetagem Eletrônica Municipal, que está em fase de elaboração para ser encaminhada à Câmara de Vereadores. Para os servidores municipais, a prefeitura preferiu acrescentar o valor referente ao vale-transporte ao salário. A partir de fevereiro, o servidor deve passar a receber o bilhete eletrônico.