Foto: Rui Porto Filho
Último ensaio aconteceu na quinta-feira.
A funcionária pública Tereza Cristina Silvério, 51 anos, caminhava com sua família em frente ao Solar dos Mellos e foi atraída pelo som das marchinhas, do tradicional carnaval de rua. Ela e outros moradores de Macaé compareceram nesta quinta-feira (7), ao último ensaio do Bloco do Benê, que desfilará a partir deste sábado (9), na orla dos Cavaleiros, às 22h. As apresentações acontecem até terça-feira (12) de Carnaval. “Não poderia deixar de entrar. Adoro marchinhas de carnaval e quando entramos não conseguimos mais sair”, frisou Tereza que estava acompanhada do marido e filha.
O Bloco do Benê vai levar para a avenida as principais marchinhas de autoria do músico, flautista e compositor macaense Benedito Lacerda. O público poderá prestigiar ainda diversos ritmos nacionais e internacionais em forma de samba. A ideia é animar pessoas de todas as idades. “Realizamos uma viagem pelo Carnaval antigo, assim como, anos 80, de Lula Santos à Xuxa. Portanto, a proposta é mostrar a musicalidade da população brasileira”, afirmou o fundador e idealizador do bloco, Aldebaran Bastos.
Em sua quinta edição, o bloco conta com apoio da Prefeitura de Macaé, sendo formado por 23 músicos, 10 atores, oito manipuladores de bonecos gigantes, 10 apoiadores, além da equipe de som. O bloco foi fundado, em 2009, por macaenses para homenagear Benedito Lacerda. Benê nasceu em 14 de março de 1903, em Macaé, e gravou com os maiores astros da era de ouro do rádio como Francisco Alves, Carmem Miranda, Silvio Caldas, Pixinguinha, entre outros. Benedito foi campeão em vários concursos de música para carnaval. Entre seus sucessos destacam-se: Eva querida, Despedida de Mangueira, A Lapa, A Jardineira, Professora, Amigo leal, Normalista, Ainda me recordo e Vou vivendo.