Foto: Ana Chaffin
Alunos do curso de cabeleireiro, barbeiro, manicure e designer de sobrancelha participaram do curso
Fiscais da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa), da Secretaria de Saúde, ministraram, na manhã desta sexta-feira (24), no Paço Municipal, uma capacitação sobre Boas práticas em salão de beleza. O treinamento foi para alunos dos cursos de cabeleireiro, manicure, barbeiro e designer de sobrancelha da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (antigo Cetep).
De acordo com o coordenador do setor de Farmácia da Covisa, Vagner Fontes, o objetivo é passar informações corretas para esses futuros profissionais, obedecendo a legislação vigente sobre o assunto.
A palestra foi ministrada pelas fiscais Tânia Aguiar e Fátima Valim. Elas ressaltaram que esses profissionais devem também se preocupar com a sua própria segurança.
- Nós ressaltamos a importância desse profissional se vacinar contra a Hepatite B e antitetânica, pois sem o devido cuidado, a pessoa pode se contaminar com essas doenças, ressaltou a fiscal Tânia Aguiar.
Ela acrescenta, ainda, que eles passam todas as informações sobre a adequação do espaço dos salões de beleza, biossegurança e legislação sanitária.
- É importante também que esses profissionais fiquem atentos ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas, máscaras, utilização de materiais descartáveis, higienização, descontaminação, desinfecção e esterilização de materiais, acrescentou.
A fiscal Tânia disse, ainda, que durante a capacitação são passadas informações sobre seguridade social. Pois, muitos desses profissionais trabalham como autônomos e devem resguardar seus direitos em caso de doenças, licença-maternidade e aposentadoria.
A instrutora e coordenadora de eventos da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (Cetep), Andréia Britto, informou que para a capacitação convidou alunos que se formaram nos anos de 2015 e 2016.
- Todas essas informações agregam valores e esses profissionais podem trabalhar com honestidade e oferecer segurança não só para si, como também para os seus clientes, com relação à contaminação de hepatite B, bactérias, fungos, entre outras doenças, enfatizou.
O coordenador do setor de farmácia da Covisa informou que a intenção é orientar e não punir. Os interessados em participar das capacitações oferecidas pela coordenadoria poderão entrar em contato pelo telefone: (22) 2762-0935, email visa@macae.rj.gov.br, ou na própria sede localizada na Rua José de Aguiar Franco, 2150 - Costa do Sol.