Foto: Arquivo
Folia vai até sábado, e terá também os desfiles das escolas do Grupo Um e do Grupo Especial.
A alegria dos bois pintadinhos, tradição dos bairros macaenses, abre o Carnaval fora de época de Macaé,que começa nesta quinta-feira (1) na Passarela do Samba, montada pela Prefeitura na Linha Verde. O desfile começa às 21h, e este ano, cerca de 80 agremiações vão agitar as arquibancadas. O Carnaval fora de época vai até sábado, e terá também os desfiles das escolas do Grupo Um e do Grupo Especial. O desfile está sendo organizado pela Liga Independente das Entidades Carnavalescas (Liecam), com apoio da Prefeitura.
Os bois pintadinhos utilizam os mesmos instrumentos das escolas: surdo, caixa, repique, tambor e chocalho. Alguns bois têm madrinha, rainha e princesa. “Os bois não têm preocupação com riqueza de fantasias. Seu forte é a animação. São semelhantes aos blocos de rua, da maioria das cidades brasileiras, bem à vontade, na base do venha como quiser, venha como vier”, ressaltou o coordenador das agremiações, Wagner Malheiros.
Um das agremiações que já confirmaram presença na Passarela do Samba é o Rei da Barra. Fundado há 12 anos, o boi já tem até o seu próprio site – www.reidabarra.com.
- Nossa agremiação é conhecida como o Boi da Alegria. Vamos divertir o público, animar as crianças e espalhar alegria por toda a passarela do samba, avisa o presidente do boi. É importante lembrar que lutamos juntos para manter viva a tradição dos bois pintadinhos. O desfile de bois é uma festa da cultura macaense,Carlos José, o Rito.
De acordo com o vice-presidente da agremiação Marcelo Corrêa, o grupo contará com dois ônibus gratuito saindo da Rua Otaviano Gomes Vieira, na Barra de Macaé, para levar e trazer os foliões para a Avenida do Samba. Este ano os abadás serão totalmente gratuitos.