logo

Bois Pintadinhos: concurso começa nesta terça-feira nos bairros

01/02/2011 14:38:54 - Jornalista: Tamara Lima - estagiária

Foto: Arquivo Secom

Bois abrem o desfile oficial da Liecam no dia 16

Uma das mais tradicionais manifestações carnavalescas de Macaé é a farra dos Bois Pintadinhos, que faz parte da diversão do município há pelo menos 100 anos. A folia ocorre antes do Carnaval pelas ruas da cidade, com os concursos nos bairros da cidade. A competição para eleger o Boi mais animado começa nesta terça-feira (1) às 20h no Morro de Santana e segue até o dia três de março

O concurso dos Bois tem o apoio da prefeitura de Macaé e da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), que organiza o desfile oficial de Carnaval na cidade. O organizador concurso dos Bois Pintadinhos, Vagner de Oliveira Malheiros, disse este ano se inscreveram na Liecam 95 bois. Desses, cerca de 40 irão para a Avenida no desfile oficial, e os três primeiros colocados receberão um troféu como premiação.

- No concurso de Bois, os jurados analisam os quesitos bateria, animação, adereço e originalidade. Os bois pintadinhos que são o resgate da cultura popular e fazem parte do trabalho social na cidade. A cada ano, cada vez mais crianças e jovens participam dos desfiles e da própria confecção do boi, o que acaba unindo toda a comunidade do bairro. Nos desfiles nas ruas, não existe violência. Temos certeza que este ano mais uma vez será um concurso de muita alegria e paz, ressaltou.

A programação do concurso nos bairros continua nesta quarta-feira (2) no Alzirão. Na quarta-feira (3) o concurso é nas Malvinas. No dia 8, os moradores do Morro de Santana irão se divertir mais uma vez e no dia 10 é a vez do Novo Botafogo. O concurso segue no dia 11 na Fronteira, dia 15 na Aroeira, dia 17 no Cajueiros , dia 22 no Miramar e dia 24 na Nova Holanda. Em março, no dia primeiro a folia será na quadra da Barra. O concurso termina dia três, na Aroeira. Os bois abrem o desfile oficial da Liecam, no dia 16 de março – este ano, o desfile oficial será fora de época, dos dias 16 a 18.

Tradição macaense

A tradição dos Bois Pintadinhos foi “herdada” das festas tradicionais dos carnavais dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Mas ao contrário desses estados, os bois de Macaé não seguem a tradição de terem um guia “montado” no boi. Os bonecos chegam a quase quatro metros de altura, são acompanhados por uma bateria, e claro, muito samba no pé. Para participar, basta acompanhar pelas ruas e entrar no ritmo da batucada.

O tamanho do boi é o que diferencia a brincadeira em Macaé. De acordo com o organizador do concurso, ninguém sabe ao certo como os bois começaram a “crescer”.

- A principal vertente diz que tudo começou com o boi Suave Veneno, da Nova Holanda, que começou a cada ano ficar maior, como forma de mostrar a sua imponência em relação aos concorrentes. A partir daí, as outras agremiações não quiseram ficar para trás, e começaram a fazer os bois a cada ano mais altos, acredita Vagner.

Outra curiosidade são os nomes criativos dos bois: Bob Marley, Celebridade, Fenômeno, Taradão, Alzirão, Bebê Axé, Tornado, Falcão, entre outras pérolas. E nada mais brasileiro do que as estampas que fazem as peles dos bois: muito brilho, tecidos lisos e estampados, sempre destacando o nome do boi.

A irreverência, outra característica dos bois, é comprovada pela forma com que os participantes dos blocos dançam, sem uma padronização, mas com organização. A marcação da percussão é um dos destaques da apresentação dos blocos dos Bois Pintadinhos. Os instrumentos de percussão marcam o compasso para o boi, confeccionado em armação de ferro e madeira.