Foto: Ana Chaffin
O desfile dos Bois Pintadinhos agitou a linha verde na noite desta quinta-feira(01)
A alegria explodiu na Passarela do Samba, que ficou lotada nesta quinta-feira (1) na abertura do Carnaval fora de época de Macaé, na Linha Verde. O desfile dos Bois Pintadinhos – mais de 50 grupos desfilaram – comprovou mais uma vez que a tradição de mais de 100 anos se mantém viva na cidade. O Carnaval fora de época prossegue nesta sexta-feira, com as escolas de samba do Grupo 1, e sábado, com as escolas do Grupo Especial, sempre a partir das 21h.
O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, acompanhou todo o desfile dos Bois Pintadinhos, cumprimentando os integrantes e até explicando a origem dos nomes curiosos de algumas agremiações, como o boi Adriano Mudo – em homenagem ao “condutor” do boi, que é deficiente auditivo.
-Ver a Passarela do Samba lotada já no primeiro dia de desfiles mostra que o Carnaval fora de época foi uma ideia acertada da Liga Independente das Entidades Carnavalescas (Liecam). Com certeza até sábado teremos noites de muita alegria e descontração, disse o prefeito.
O desfile desta quinta-feira contou com a participação das agremiações vencedoras dos concursos dos bairros, realizados durante os meses de janeiro e fevereiro. São quatro os quesitos que contam ponto no desfile dos bois: animação, originalidade, bateria e evolução. Por isso, animação é o que não falta na hora que os grupos de bois começam o desfile, com a bateria “rufando” no surdo, caixa, repique, tambor e chocalho.
- Macaé tem mais de 100 Bois Pintadinhos que representam as comunidades de vários bairros e localidades. É uma tradição do município que está sendo mantida todo ano. Basta ver a grande participação das crianças e adolescentes nos desfiles dos bois nos bairros e na própria Passarela do Samba, comentou o presidente da Liecam, José Carlos Antônio.
O primeiro a desfilar foi o Boi Pintadinho Mimosa. Tambpem desfilaram os bois Tipo Rei, Katarina, Riquinho, Pedreira, Ladeira, Matozo, Sol da Meia Noite, Adriano Mudo, Molejão e dezenas de outras agremiações, a maioria com nomes inusitados. Os bois Alzirão e Suave Veneno entraram animadíssimos na passarela, arrastando uma multidão e fazendo evoluções que arrancavam gritos do público: “É campeão!”.
O desfile está sendo organizado pela Liecam, e conta com total apoio da Prefeitura. Cerca de 60 agentes e auxiliares de trânsito da secretaria de Mobilidade Urbana atuam nas imediações da Passarela do Samba. Equipes da Secretaria de Saúde, Defesa Civil e da Guarda Municipal também estão de plantão na Passarela do Samba durante todos os dias de desfile.
* Colaborou Celício Aguiar (assessoria Liecam)