Foto: Divulgação
Entre janeiro a abril foram realizadas 113.707 visitas pelos agentes do CCZ
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, vem intensificando os trabalhos de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunha. A gestão faz um alerta à população sobre o aumento da incidência de casos de chicungunia nos últimos meses. Os agentes de endemias estão empenhados nas ações de campo com vistorias nos imóveis, pontos comerciais, empresas e prédios públicos. Neste sentido, é importante que a população participe, principalmente porque a maioria dos criadouros está dentro das casas.
Nesta terça-feira (30), as equipes atuaram em vários bairros com trabalho de bloqueio de casos positivos no Novo Cavaleiros e vistorias no Jardim Guanabara, Lagoa, São Marcos, Jardim Esperança, Centro, Mirante da Lagoa, Aroeira, Visconde de Araújo e Barra de Macaé.
Entre os meses de janeiro a abril foram realizadas 113.707 visitas, sendo 113.285 domiciliares e 422 em pontos estratégicos como borracharias, cemitérios e ferros velhos. Neste período, foram colocadas 355 telas protetoras em depósitos de armazenamento de água, recolhidas cinco mil toneladas de pneus e 96 toneladas de lixo/dia.
As campanhas de conscientização seguem nas escolas, empresas e locais com grande circulação de pessoas, com o intuito de unir forças para combater o mosquito e informar à população que 80% dos focos do Aedes aegypti estão nos domicílios.
Toda estrutura de governo está mobilizada com medidas integradas, estimulando ainda a participação cidadã já que, se cada um fizer sua parte dentro de casa, estará envolvido no processo para eliminar os criadouros do mosquito.
Cuidados:
1. Cobrir caixas d’água, cisternas, poços e evitar entupimentos de calhas;
2. Vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água;
3. Colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água;
4. Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles;
5. Usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem em uso;
6. Limpar as bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado;
7. Esvaziar garrafas, latas e baldes. Guardá-los em local coberto;
8. Guardar garrafas pet e de vidro sempre com a boca para baixo. Guardá-las em local coberto;
9. Lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais;
10. Lavar os pratinhos dos vasos de plantas e colocar areia até a borda. Evitar plantas como as bromélias, que acumulam água.