Bolsa Atleta apoia campeões

03/10/2022 20:09:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: divulgação

Campeões Faixa Preta Master 2 e 3 são de Macaé

Macaé tem o número um no ranking da Confederação Nacional de Jiu-Jitsu, categoria Faixa Preta Master 2, e quarto no ranking mundial. Ele é Eduardo Campos, Faixa Preta. Além dele, o município tem o campeão Faixa Preta Meio Pesado Master 3, Celso Caetano. Ambos são apoiados pela Prefeitura de Macaé através do Bolsa Atleta.

O programa tem a finalidade de auxiliar o desenvolvimento do desportista local, colaborando com custos de alimentação, inscrições e passagens para as competições. Eduardo Campos e Celso Caetano irão disputar o Campeonato Sul-Americano, nas categorias Faixa Preta Leve e Meio Pesado, respectivamente, entre os dias 14 e 16 de outubro, no Parque Olímpico da Vila Militar, Rio de Janeiro.

No último sábado (1º), Eduardo e Celso disputaram o BJJ Pro IBJJF Championship 2, no Parque Olímpico da Vila Militar. Eduardo conquistou dois títulos: campeão da categoria até 76 kg e o terceiro lugar Peso Absoluto (qualquer peso). Quarto colocado no ranking mundial, no ano passado, Eduardo foi campeão sul-americano em sua categoria e se prepara para a conquista do bicampeonato.


“Estou treinando forte para subir mais uma vez no pódio e, se Deus quiser, no lugar mais alto”, frisa o atleta que acrescenta: “Macaé está ajudando bastante, porque as competições não são baratas, com inscrição, viagem e alimentação”.


Celso Caetano é o atual campeão brasileiro Sem Quimono. Ele disputará o Sul-Americano também desta modalidade.


“O Bolsa Atleta é muito importante, porque sem esta ajuda ficaria muito difícil participar das competições, devido ao custo alto, fora a preparação que é necessária para se obter bons resultados. Assim, estamos levando o nome da cidade”, diz.


“Falar do programa Bolsa Atleta em Macaé é falar de sucesso. Estamos entrando no décimo mês e vendo a evolução dos atletas que representam a nossa cidade no mundo inteiro. Tivemos atletas em Moscou, Dubai, Califórnia, São Paulo, entre outras. O Bolsa Atleta contribui para a melhoria de nossos atletas de alto rendimento. Fora isso, fazemos avaliações físicas periódicas, através de um programa em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária”, informa o secretário de Esportes, Marvel Maillet.


Outros bolsistas conquistaram medalhas este ano. Entre eles, Mariana Vantil, na categoria 57 Kg e no desafio Kids até 63 kg, quando se tornou, no dia 25 de setembro, a número um no ranking da Sport International Jiu Jitsu Federation (SJJSAF).

Também, Rogério Cruz (Big), da Academia CMT, no Campeonato São Paulo Open, em 17 de setembro, foi campeão Faixa Preta Master 5 e segundo lugar Absoluto, garantindo colocação entre os dez melhores da sua categoria pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu.


Fotos Relacionadas