As cerca de 7.600 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família no município de Macaé deverão realizar o recadastramento para continuar recebendo auxílio do governo federal a partir do próximo dia 21 de janeiro. Segundo decreto emitido pelo prefeito Dr. Aluízio, até o dia quatro de março, todo o programa deverá estar ajustado para a efetivação do benefício em 2013.
O recadastramento será realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), da prefeitura de Macaé. Esses estão localizados nos bairros Cajueiros, Botafogo, Nova Esperança, Aroeira, Parque Aeroporto, Nova Holanda e no Óleo, distrito de Glicério.
Para se recadastrar deve-se ter em mãos os originais do CPF, identidade, comprovante de residência, certidão de nascimento de filhos menores de 18 anos, certidão de casamento, carteira de trabalho e telefone de contato. O horário de atendimento é de 9h às 17h.
O Bolsa Família busca auxiliar famílias em situação de risco social. Dependendo do rendimento per capta de cada pessoa, o complemento varia de R$ 32 a R$ 270. O benefício é disponibilizado por meio de um cartão magnético distribuído em todo o Brasil pela Caixa Econômica Federal (Cef).
Os filhos das famílias assistidas deverão estar em dia com as vacinas (saúde) e devidamente matriculados em escolas. Caso contrário, o Bolsa Família não será concedido.