Foto: Robson Maia
Equipe da prefeitura se reuniu nesta segunda-feira para traçar ações de infraestrutura no Centro de Convenções
Consolidada no mercado de petróleo e gás como a terceira maior feira de petróleo e gás do mundo e com 10 anos de existência, a Brasil Offshore 2011 promete bater todos os recordes anteriores. Para receber o evento, que na última edição em 2009 registrou um público de 49 mil visitantes, a Prefeitura de Macaé vem mantendo constantes reuniões de trabalho focadas na preparação do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro) e na infraestrutura para a realização da feira.
Nesta segunda-feira (22), o subsecretário de Governo e diretor da feira Brasil Offshore em âmbito municipal, Fernando Amorim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos e o técnico da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), Carlos Renato Mariano, se reuniram para discutir questões de infraestrutura para a realização da Brasil Offshore 2011.
- Estamos mantendo reuniões frequentes focadas na preparação para o evento. A estrutura do Centro de Convenções receberá intervenções para a próxima Brasil Offshore, inclusive na parte de saneamento. A prefeitura de Macaé vai implantar bolsões de estacionamento próximo ao Centro de Convenções para que as empresas possam utilizar como local de carga e descarga de materiais para a feira. Além disso, as áreas de estacionamento dos veículos serão todas informatizadas, permitindo maior controle e agilidade -, explica Fernando Amorim.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, a consolidação do evento, que recebeu mais de 49 mil visitantes em 2009 e 636 expositores, mostra a grandeza da Brasil Offshore.
- O objetivo da prefeitura é preparar o Centro de Convenções para receber um evento dessa grandeza. Além de divulgar o nome do município, a Brasil Offshore movimenta positivamente a economia de Macaé, gerando mais arrecadação e diversos empregos temporários -, destacou Cliton da Silva Santos.
Macaé é a base das operações offshore na Bacia de Campos, responsável por mais de 80% da exploração de petróleo no Brasil. Além de realizar melhorias nas instalações do Centro de Convenções, o governo municipal está focado na modernização da cidade como um todo, com projetos estruturantes com a implantação do Planejando Macaé, elaborado pela equipe do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, obras de infraestrutura de saneamento e macrodrenagem, mobilidade urbana, segurança e Tecnologia de Informação (TI), não só vão privilegiar o evento, mas também a população em geral e toda a cadeia produtiva de petróleo e gás instalada no município.
Brasil Offshore
A Brasil Offshore Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás será realizada entre os dias 14 e 17 de junho de 2011 e é organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que já confirmou a comercialização de 80% de sua área total de exposição. Empresas como a Aker Solutions, Baker Hughes, FMC, Gaia, GE, Goodyear, Lupatech, National Oilwell Varco, Odebrecht, Oil States, Petrobras, Schlumberger, Sinopec, Technip, Tenaris Confab, Uniforja, UTC, V&M e Weatherford já confirmaram presença.
Paralelo à feira, acontece a Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás,organizada pelo Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e Society Petroleum Engineers (SPE) que, para 2011, já montou um Comitê de programação técnica presidida em conjunto por Fernando Machado (Petrobras) e Johan Mikkelson (Statoil). O conteúdo da Conferência focará nos principais aspectos relacionados ao desenvolvimento de petróleo na Indústria Offshore, otimização de campos e projetos de pré-sal.
Na última edição, em 2009, foram 1.300 marcas, representando 34 países, distribuídas em 31 mil metros quadrados de exposição. A feira ficou 15% maior que a edição anteriror, com 100 expositores a mais, um valor 18% superior ao obtido em 2007. Esse aumento é maior do que a diferença obtida nas últimas edições, quando, de 2003 a 2007, o total de expositores a mais chegou a 68. Segundo a direção da Reed Exhibitions Alcantara Machado, o público final que compareceu ao Macaé Centro, totalizou 49.224 visitantes.