Foto: Kaná Manhães
Linha fará o transporte do Terminal Central ao Macaé Centro, durante os quatro dias do evento
A prefeitura de Macaé preparou um esquema especial de trânsito e transporte para atender à demanda da Feira Brasil Offshore 2011, que começa amanhã no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro. Durante a realização da feira, cerca de 50 agentes de trânsito das subsecretarias de Transporte e Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, estarão nas principais vias da cidade, buscando orientar os condutores na melhor opção de trajeto que estará com sinalização indicativa adequada, para diminuir possíveis transtornos e congestionamentos.
A secretaria orienta os motoristas para que deem preferência às Linhas Azul e Verde para acesso ao Macaé Centro e evitar a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no trecho da Barra de Macaé, a ponte Engenheiro Ivan Mundin e as ruas do Centro. Quem não for participar do evento deve utilizar vias alternativas às que darão acesso direto ao Macaé Centro, principalmente no horário de almoço e a partir das 17h, para evitar retenções.
No que se refere a transporte, a Subsecretaria de Transportes informou que uma linha exclusiva fará o transporte do Terminal Central ao Macaé Centro, oferecendo mais comodidade aos usuários durante os quatro dias de feira, com saídas a cada 40 minutos, da plataforma 7 no Terminal Central. Além disso, os ônibus dessa linha terão ar condicionado e também um operador falando em inglês.
Além disso, será distribuído à população, material informativo / educativo com mapas para consulta dos melhores acessos ao Centro de Convenções e também aos estacionamentos oficiais.
Para garantir segurança no trânsito, desde a chegada no município, a Prefeitura de Macaé envolveu parceiros como as Polícias Rodoviárias Federal e Estadual e também a Autopista Fluminense S/A. Já dentro do município, haverá uma mobilização, envolvendo além dos agentes de trânsito, também os órgãos de segurança, como a Guarda Municipal e Polícia Militar.
O esquema montado teve como experiência a prática dos outros anos em que o evento ocorreu, aprimorando estratégia de ação nos pontos em que foram detectadas necessidades de melhorias.
Algumas linhas sofreram pequenas alterações:
- A linha T-31 será estendida para melhor atender a rede hoteleira do bairro Cavaleiros e Praia Campista e levara a demanda para o Terminal Central;
- As linhas T-11, A-81 e A-73, passarão a cada 5 minutos na frente do Centro de Convenções.