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Brasil Offshore terá esgotamento sanitário automatizado

09/06/2011 14:05:47 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A Prefeitura de Macaé construiu uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) automatizada que vai transportar os resíduos produzidos durante os quatro dias da Feira Brasil Offshore, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), de terça-feira (14) a sexta-feira (17). O sistema automático vai levar o esgotamento sanitário para a Estação de Tratamento (ETE), que atende ao espaço, no Bairro São José do Barreto.

- A unidade fica atrás do Macaé Centro e está equipada com bombas acionadas automaticamente, cujo sistema reduz o consumo de energia elétrica, e na ETE o esgoto passa pelo tratamento químico específico sem poluir o ambiente, explicou o engenheiro Marcus Túlio Abreu Aguiar, diretor presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), responsável pelo esgotamento sanitário na sede do município.

Ele informou também que o esgoto será conduzido até a ETE através da linha de recalque de 15 centímetros de diâmetro por uma extensão aproximada de 400 metros, mediante o trabalho das bombas instaladas no poço ligado à tubulação. A função da elevatória, como diz o nome, é transportar o esgoto de uma cota mais baixa para uma mais alta.

Marcus Túlio disse ainda que a elevatória já está funcionando e vai continuar ativa mesmo após o encerramento da Brasil Offshore. Segundo ele, a unidade entrará em funcionamento sempre que houver necessidade de acordo com as atividades que forem realizadas no Macaé Centro e também no Parque de Exposições Latiff Mussi.

- É mais uma obra que vai beneficiar diretamente a população e os visitantes dos eventos que acontecem com frequência no Macaé Centro e no parque, observou Marcus Túlio.

A nova elevatória foi construída com base em análises para o devido dimensionamento da unidade do nível do poço de sucção das bombas ao nível de descarga.

A Esane foi criada no governo Riverton Mussi para cuidar da distribuição da água na região serrana e do esgoto na sede do município.