Foto: Robson Maia
União: prefeito de Macaé e governador Sérgio Cabral, em conversa após acertar detalhes da inauguração da Delegacia Legal
TRAJANO DE MORAES – O governador Sérgio Cabral anunciou nesta sexta-feira (10), durante discurso no palanque do início das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Trajano de Moraes, na Região Serrana, que vai participar das comemorações de aniversário de Macaé. As festividades acontecem de meados de julho a 2 de agosto. O convite partiu do prefeito Riverton Mussi, que compôs o palanque e conversou com o governador. A data exata da presença de Sérgio Cabral está sendo definida junto com o secretário de Governo, André Braga, que também estava no palanque.
- O prefeito de Macaé, Riverton, sabe da importância que damos às parcerias com os municípios. Estou combinando com o André de chegar em Macaé à noite, dormir na cidade, e participar no dia seguinte da inauguração da Delegacia Legal, do início das obras de recuperação asfáltica da RJ-162 e RJ-168 e das obras de duplicação do sistema de abastecimento de água de Macaé. Também quero fazer parte do convênio da implantação do trem de passageiros e da Exposição Agropecuária – pontuou o governador.
Riverton destacou que Cabral tem sido um parceiro de Macaé em obras estruturantes para o município nos setores de logística, infraestrutura, saúde, segurança, entre outros. “Além disso, o governador é um elo com o governo federal, trazendo benefícios para Macaé e outras cidades como Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Santa Maria Madalena”, exemplificou o prefeito.
De acordo com ele, a presença do governador nas comemorações do aniversário de 196 anos de emancipação político-administrativa de Macaé será importante para a consolidação de projetos como a Delegacia Legal, que foi uma reivindicação desde o primeiro mandato.
- A Delegacia Legal inaugura um novo modelo de tratar a segurança pública na cidade, e visa dar melhores condições de trabalho para a Polícia Civil, o que gera mais segurança para a população devido à modernidade do projeto – definiu o prefeito. A Delegacia está em fase final de construção pela prefeitura em uma área desapropriada pelo governo municipal. O governo do estado vai ceder os policiais e os demais trabalhadores para o funcionamento da unidade.
TREM DE PASSAGEIROS - A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que visa dar uma alternativa de mobilidade urbana para os usuários de transporte coletivo, teve aprovação da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária que administra a ferrovia, é apoiada pelo governador e o secretário de Transportes, Júlio Lopes, e também teve a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Foi fundamental o apoio do projeto pela ANTT e a FCA. Vamos assinar o convênio para a implantação do trem de passageiros, que vai fazer ligação do norte ao sul da cidade, criando uma alternativa de transporte”, comentou Riverton.
André Braga destaca importância da dobradinha Riverton-Cabral
Para o secretário de Governo, André Braga, a parceria entre o governador Sérgio Cabral e o governo Riverton garante a realização de projetos que fazem parte do cotidiano da população, como a ampliação do sistema de abastecimento de água na cidade, a implantação da Unidade de Emergências Pediátricas – o estado cedeu o prédio onde funcionava o antigo fórum – e outros que estão em negociação.
- Tivemos uma audiência com o governador na qual expusemos a importância da duplicação da Ponte Ivan Mundim, na Barra de Macaé, que visa facilitar o tráfego em uma região de fluxo intenso durante todo o dia; a implantação de uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) no bairro Lagomar, que tem como objetivo atender um bairro populoso. Outra obra importante para as famílias é a Unidade de Emergências Pediátricas, em andamento – observou o secretário.
A ampliação da oferta de água no município é outra parceria entre os governos estadual e municipal. Na primeira fase do projeto, com o investimento de R$ 15 milhões, a água distribuída no município aumentou em mais 13 milhões de litros de água por dia. Na segunda fase do projeto, que está começando, a oferta de água distribuída ao município será aumentada em 40%. O projeto inclui o assentamento de 5.500 metros de uma nova adutora de 600 milímetros de diâmetro, aumentando a oferta de água em mais 17 milhões de litros por dia.
Riverton e André Braga também conversaram em Trajano de Moraes com o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, o secretário de Estado de Transporte, Júlio Lopes, o presidente da Cedae, Wagner Victer, o vice-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão, o presidente do Departamento de Estradas e Rodagem, Henrique Ribeiro, entre outras autoridades.