Cadastro do passe eletrônico escolar começa nesta quarta

10/01/2011 14:49:24 - Jornalista: Assessoria de Imprensa Educação

Foto: Luiz Bispo

Benefício atende alunos a partir do primeiro ano

Começa nesta quarta-feira (12) o cadastro do passe eletrônico permanente dos estudantes da rede municipal de ensino. O cadastro, que termina dia 21 ,será realizado na Estação Ferroviária, ao lado do Centro de Treinamento (CT), das 8h às 16h. A distribuição do passe escolar atende à Lei 2.237, de 2002 e será feita nas escolas.

O passe é direcionado aos alunos a partir do primeiro ano de escolaridade do ensino fundamental. O benefício oferecido pela prefeitura de Macaé garante gratuidade, comodidade e segurança aos estudantes para idade e volta da unidade escolar.

Para realizar o cadastro, basta levar uma declaração original de matrícula da direção da escola devidamente preenchida, assinada e encaminhada pela mesma, comprovante de residência e certidão de nascimento ou carteira de identidade. A data da entrega dos cartões ainda será divulgada. O processo de administração está sob a responsabilidade da Mobilidade Urbana, em parceria com as secretarias de Educação e Ciência e Tecnologia.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, os alunos que perderam o passe eletrônico no ano de 2009 por algum motivo também podem fazer o cadastramento no mesmo local.

Para o secretário, uma das vantagens do passe eletrônico é a praticidade para os alunos e passageiros. Ele disse também que mediante o passe eletrônico haverá controle e fiscalização adequados no processo de distribuição desse benefício.

Passe- O sistema de passe eletrônico funciona utilizando cartões dotados de um chip de memória e segurança, onde ficam armazenados os créditos equivalentes ao número de passagens que o estudante irá utilizar durante o mês letivo.

O cartão é recarregável, substitui o dinheiro, e vales- transportes de papel. Ao utilizar o cartão, o estudante deve aproximar o cartão do validador (equipamento de leitura do cartão) que fica dentro do ônibus, quando são descontados dos créditos armazenados no cartão e a catraca, então, é liberada.

A segurança dos créditos é um dos atrativos da bilhetagem. Além disso, os créditos que não tiverem sido utilizados até o momento do bloqueio serão restituídos em uma nova recarga, com toda a tranqüilidade que a nova tecnologia oferece. O novo recurso também foi pensado com objetivo de oferecer mais segurança aos profissionais que trabalham com o benefício, que no ano passado passaram por furtos. A tecnologia utilizada impede clonagens e falsificações dos cartões.