logo

Café Literário do Colégio Municipal Olga Benário Prestes será no próximo dia 21

14/08/2025 10:03:00 - Jornalista: Joice Trindade

O evento acontece no teatro do Sindipetro/NF, no Centro de Macaé

Após o sucesso em anos anteriores, o Café Literário do Colégio Municipal Olga Benário Prestes (São José do Barreto) será realizado na quinta-feira da semana que vem (21), às 9h, no teatro do Sindipetro-NF, no Centro. A edição irá abordar o tema “Brasil, mostra a tua cara!”. A finalidade da unidade com a realização do evento é destacar o conhecimento, incentivo e valorização da cultura brasileira.

Este ano, a programação de comemoração de 10 anos do projeto contará com cerca de 30 participantes, entre alunos e ex-alunos do colégio. Na ocasião, serão apresentadas manifestações que já fizeram parte de outras edições do evento Também haverá músicas, danças, esquetes teatrais e declamações de poemas.

O Projeto de Café Literário é desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa e Inglês, Antonio Cardoso, que já recebeu o Prêmio Paulo Freire, concedido pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), como uma iniciativa inovadora da educação, em 2019.

Em sua décima edição, o Café Literário - que acontece desde o ano de 2015 com apresentação de temas específicos -, tem como finalidade o incentivo da leitura, escrita e consciência crítica. O objetivo é incentivar a prática da leitura e da escrita. “Procuramos discutir e sensibilizar, por meio de diferentes linguagens artísticas, temas de relevância social. A partir da leitura de textos diversos, o repertório dos alunos se expande, estimulando a criatividade e a capacidade de argumentação”, ressaltou o idealizador do projeto, o professor Cardoso.

O professor recorda que programação que já destacou abordagens como a paz e o Brasil. “Esta é a contribuição da 'Olga Benário' para a sociedade. Estamos cumprindo nosso papel. Fico muito emocionado de ver o empenho dos alunos e o resultado do projeto, que mergulhou na história do Brasil ", salienta Cardoso, que é mestre em Linguística.A próxima apresentação está prevista para acontecer no Projeto Expocit , no campus do Instituto Federal Fluminense (IFF-Macaé), em outubro.