logo

Calouros da Estácio de Sá fazem doação aos pacientes do Capo

07/04/2011 15:20:01 - Jornalista: Isis Maria Borges Gomes

Foto: Divulgação

A presidente do Capo e primeira dama de Macaé, Márcia Moraes, agradeceu a iniciativa solidária dos calouros e veteranos da Universidade

Implantando uma nova mentalidade nos trotes universitários e abolindo o clima de violência da brincadeira, a Universidade Estácio de Sá - Campus Macaé - realizou pelo terceiro ano consecutivo o Trote Solidário. A novidade aconteceu na noite de quarta-feira (6), quando os calouros foram recepcionados com a campanha de solidariedade, doando alimentos não perecíveis, que serão revertidos em cestas básicas aos assistidos pelo Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO).

Presente ao evento, a presidente do Capo e primeira dama de Macaé, Márcia Moraes, agradeceu a iniciativa solidária dos calouros e veteranos da Universidade. Márcia parabenizou em especial a coordenadora do Curso de Recursos Humanos, Sônia Therezinha, e a direção do Campus, representada por André Samora, por optar em ajudar aos pacientes oncológicos ligados à instituição.

A presidente esclareceu que o Capo é uma instituição sem fins lucrativos, que tem por objetivo dar suporte terapêutico e resgatar a auto-estima dos pacientes oncológicos e seus familiares. Márcia ressaltou que todo o trabalho é desenvolvido por uma equipe transdisciplinar treinada no Instituto Nacional do Câncer (Inca), formada por assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, médicos, além de advogado, professores de artesanatos e de música.

Na ocasião, Márcia Moraes contou que também sofreu o mesmo drama dos pacientes, ao ser acometida por um câncer há 10 anos, mas não cruzou os braços. Já curada, lutou pela implantação do Capo, que já completa cinco anos de atividades.

- Hoje, luto diariamente pelo aperfeiçoamento do trabalho prestado, no sentido de oferecer um atendimento cada vez mais competente, melhorando a qualidade de vida dos nossos pacientes, comentou.

A presidente confirmou ainda o compromisso do Capo com o atendimento humanizado em prol do resgate da auto-estima de todos os assistidos, destacando ainda o reconhecimento da cidadania.

Já a Coordenadora Geral do Capo, Viviane Pinheiro, também aluna do quartoº período da Faculdade de Recursos Humanos, agradeceu a sensibilidade da Universidade em realizar esta ação social, frisando também o empenho da presidente à frente da instituição, ao consolidar um trabalho sério e da maior relevância para a população macaense e da região.

A promoção envolveu os alunos de maneira surpreendente, ao atrair também a participação de pais dos calouros e de alunos que trabalham em empresas sediadas no município, que se comprometeram inclusive em firmar compromisso maior com a entidade.

Durante o evento, os calouros da Estácio se divertiram muito com o "Trote Solidário", onde também participaram de atividades de recreação, transcorrendo em meio a muita brincadeira e distribuição de brindes.

Fundado em fevereiro de 2006, o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico desenvolve um trabalho transdisciplinar de excelência sempre crescente fundamentado no tratamento e no resgate da auto-estima dos pacientes, através das oficinas terapêuticas, de psicoterapia, de Fisioterapia, de serviço social, além de acompanhamento social (com visitas domiciliares/hospitalares aos pacientes acamados), atividades sociais e culturais, incluindo cantoterapia, e de atendimento terapêutico às famílias.

O Capo é uma associação civil de direitos privados sem fins lucrativos, e funciona na Rua da Igualdade, 56, Centro, de segunda à sexta-feira das 8h ás 17h. O e-mail é capoong@ig.com.br e o tel 2772-7174.