logo

Câmeras do Moacyrzão começam a funcionar neste domingo

18/03/2011 16:14:42 - Jornalista: Catarina Brust

O sistema de monitoramento no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo começa a funcionar neste domingo (20), na partida entre o Flamengo e Cabrofriense, às 16h, válida pela quarta rodada da Taça Rio. Foram instaladas seis câmeras em pontos estratégicos do Moacyrzão. As imagens captadas serão monitoradas pelo Centro de Operações (Cobat) do 32º Batalhão de Polícia Militar de Macaé, localizado também na Barra de Macaé. O primeiro teste do sistema foi realizado no início deste mês, na partida entre Macaé e Vasco da Gama.

Com a instalação das câmeras poderão ser vendidos mais do que 10 mil ingressos, já que para público superior as câmeras de segurança são uma exigência do Estatuto do Torcedor. A capacidade será ampliada para 13.500 torcedores. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, anunciou que o estádio terá sua capacidade aumentada para 21 mil torcedores até agosto deste ano, com a ampliação das arquibancadas.

- Pequenos ajustes nas imagens e o treinamento do operador foram realizados na fase de teste. O sistema será submetido à vistoria da Federação de Futebol do estado do Rio de Janeiro (FFERJ) para ser liberada uma venda maior de ingressos -, explicou o coordenador do Gabinete de Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), tenente coronel Edimilson Jório.

Foram instaladas quatro câmeras no interior do estádio, cobrindo as arquibancadas e acessos, bares e banheiros e duas câmeras na área externa, nas esquinas que circundam o Moacyrzão, com foco nas bilheterias.

O Estádio Claudio Moacyr de Azevedo é a nova casa do futebol carioca. Este ano, o Moacyrzão passou a sediar os grandes jogos do Campeonato Carioca e já está definitivamente marcado, por ter sido palco do histórico primeiro gol de Ronaldinho Gaúcho com a camisa do Flamengo. O estádio possui trinta mil metros quadrados, onde foram investidos cerca de R$ 21 milhões na obra, na Barra de Macaé. Hoje, a capacidade do estádio é de 13.500 mil pessoas e, com a ampliação, será de 21 mil torcedores, o que vai possibilitar o Cláudio Moacyr sediar partidas de maior porte. O estádio possui campo oficial de futebol, de 110 metros de comprimento por 68 metros de largura; duas bilheterias e duas entradas; espaço para 180 convidados; placar eletrônico, acessibilidade para cadeirantes; iluminação com 172 refletores de dois mil watts cada, três arquibancadas.

- Com as câmeras vamos aumentar a capacidade do estádio e poderemos receber mais torcedores, com todo o conforto e segurança. Além disso, estamos sempre fazendo obras de manutenção para que o Estádio receba bem a torcida em todas as partidas. Com a aprovação da FFERJ, poderemos receber mais torcedores nas partidas dos grandes times cariocas -, comentou o administrador do Cláudio Moacyr, Jocimar Gomes de Oliveira, o Boca.

A implantação das câmeras no estádio é a primeira etapa do Sistema de Monitoramento de Macaé, que compreende a instalação de mais 28 câmeras em pontos estratégicos do município. Todo o monitoramento será feito pelo Cobat do 32º BPM de Macaé, onde já estão instalados os monitores e todo o software de gerenciamento. A instalação do sistema é um dos projetos do convênio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), firmado entre a prefeitura, Petrobras UO-BC e Secretaria de Estado de Planejamento do Governo do Rio de Janeiro.