
A programação vai acontecer no Dia Nacional da Consciência Negra e terá como tema “Caminhar é Resistir”
Está chegando a hora da Caminhada da Igualdade Racial. A programação vai acontecer no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, e terá como tema “Caminhar é Resistir”. A atividade tem caráter cultural, educativo, esportivo e de valorização da identidade negra. A concentração será às 7h15, na Orla da Imbetiba, próximo ao Baobá, com destino ao Museu Legislativo da Câmara. A atividade faz parte da Semana da Consciência Negra 2025, que será realizada entre os dias 17 e 22 de novembro. As inscrições para a caminhada estão disponíveis no site www.sympla.com.br.
Para participar não haverá limite de idade, o convite é aberto à comunidade. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé (SEPPIR) destaca que quem for participar pode se expressar através da temática da luta antirracista com faixas, bandeiras, camisas e acessórios em alusão ao combate ao racismo e intolerância.
Vale lembrar que em pontos específicos da Caminhada da Igualdade Racial haverá parada para troca de informações em pontos históricos . A chegada da caminhada no Museu Legislativo será marcada por roda de conversa e entrega do Prêmio Carukango Vive 2025 com homenagens a atletas e agentes esportivos, que fazem da atividade física um ato de resistência e orgulho negro.
“Cada cidadão poderá fazer sua contribuição manifestando sua expressão diante da abordagem da consciência negra. A expectativa é receber grupos, associações, entidades e pessoas voltadas para a causa do antirracismo”, pontuou a secretária, Ingrid Aprígio.
“Queremos que a Semana da Consciência Negra de Macaé seja um convite à reflexão, mas também à celebração da vida, da cultura e da presença negra que constrói diariamente a cidade”, ressaltou a secretária.