logo

Caminhada da Igualdade Racial acontece dia 20 de novembro

30/10/2025 23:38:00 - Jornalista: Joice Trindade

A programação vai acontecer no Dia Nacional da Consciência Negra e terá como tema “Caminhar é Resistir”

Está chegando a hora da Caminhada da Igualdade Racial. A programação vai acontecer no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, e terá como tema “Caminhar é Resistir”. A atividade tem caráter cultural, educativo, esportivo e de valorização da identidade negra. A concentração será às 7h15, na Orla da Imbetiba, próximo ao Baobá, com destino ao Museu Legislativo da Câmara. A atividade faz parte da Semana da Consciência Negra 2025, que será realizada entre os dias 17 e 22 de novembro. As inscrições para a caminhada estão disponíveis no site www.sympla.com.br.


Para participar não haverá limite de idade, o convite é aberto à comunidade. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé (SEPPIR) destaca que quem for participar pode se expressar através da temática da luta antirracista com faixas, bandeiras, camisas e acessórios em alusão ao combate ao racismo e intolerância.


“Cada cidadão poderá fazer sua contribuição manifestando sua expressão diante da abordagem da consciência negra. A expectativa é receber grupos, associações, entidades e pessoas voltadas para a causa do antirracismo”, pontuou a secretária, Ingrid Aprígio.

Vale lembrar que em pontos específicos da Caminhada da Igualdade Racial haverá parada para troca de informações em pontos históricos . A chegada da caminhada no Museu Legislativo será marcada por roda de conversa e entrega do Prêmio Carukango Vive 2025 com homenagens a atletas e agentes esportivos, que fazem da atividade física um ato de resistência e orgulho negro.

Pedal

Na ocasião, os participantes vão se encontrar com os integrantes do Pedal da Consciência Negra, programação realizada pela Coordenadoria de Mobilidade Ativa, da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Grupo Pedala Preta. As atividades irão partir de pontos distintos e se unirão no Busto de Carukango com uma programação integrada.


A concentração do Pedal da Consciência Negra será às 7h30 na frente da Igreja São José das Almas (próximo ao Nupem), com saída às 8h. O percurso de 8 quilômetros será da Igreja São José das Almas, passando pelo canal Macaé–Campos e com chegada ao busto.


O público terá a oportunidade de participar de atividades culturais, educativas, esportivas e de valorização da identidade negra. A Semana é promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé (SEPPIR) em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Desenvolvimento Social, além de movimentos sociais e entidades locais. A proposta é fortalecer o diálogo entre as políticas públicas e a sociedade civil, reafirmando o compromisso do município com a promoção da igualdade racial.


Segundo a Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprígio, esta programação será de suma importância para população.” A caminhada é um convite para os movimentos, grupos e todas as pessoas, que desejam expressar a conscientização sobre o combate ao racismo.

“Queremos que a Semana da Consciência Negra de Macaé seja um convite à reflexão, mas também à celebração da vida, da cultura e da presença negra que constrói diariamente a cidade”, ressaltou a secretária.