Programação segue ao longo do mês com várias ações
Nesta 5ª edição da campanha do Maio Amarelo, a programação começa voltada para o público infanto-juvenil com o Circuito Escolar recebendo os alunos da rede municipal de ensino, a partir de segunda-feira (5 de maio). Até sexta-feira (9), na Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana vai realizar atividades para cerca de três mil estudantes.
A programação segue ao longo do mês com a já tradicional Corrida do Maio Amarelo, dia 18, Pedal Solidário, dia 25, Torneio de Autoescolas, Blitz Educativa nas vias da cidade e palestras nas empresas do município.
A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de sinistros de trânsito, reforçando a importância de um trânsito seguro para todos.
O principal objetivo é ampliar a conscientização da sociedade sobre a necessidade de comportamentos responsáveis no trânsito. Neste ano, destaca-se a transição do conceito de “Mobilidade Urbana” para “Mobilidade Humana”, reconhecendo que os deslocamentos são realizados, em sua maioria, por pessoas.
Com base nessa perspectiva, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) definiu o tema do Maio Amarelo 2025 como: “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, reafirmando o compromisso coletivo com a preservação da vida no trânsito.
O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, destacou a importância da campanha e o papel da educação nas ações de prevenção. “O Maio Amarelo vai além da simbologia da cor: é um chamado à consciência de todos nós. Trabalhar com as crianças é investir no futuro. A educação para o trânsito é fundamental para construirmos uma cidade mais segura, humana e responsável”, afirmou.