Campanha 'Laço Branco' mobiliza vereadores para combate à violência contra a mulher

06/12/2023 19:35:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Divulgação

Ação foi realizada nesta quarta-feira (06)

Nesta quarta-feira (06), Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres realizou ação de mobilização com os vereadores no plenário da Câmara Municipal de Macaé.

O 'Dia do Laço Branco', como foi batizado esta data, tem como objetivo sensibilizar e envolver os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. A campanha integra os 21 Dias de Ativismo, mobilização criada para promover o debate e a denúncia sobre as várias formas de violência de gênero.

A equipe da pasta foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Macaé, vereador Cesinha, e pela vereadora Iza Vicente. A ação reuniu ainda os demais vereadores, que receberam o laço símbolo da campanha. A Secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, falou sobre a importância da data.

"Essa ação simbólica representa o compromisso do nosso Legislativo com o combate à violência contra a mulher. Ao longo do ano conquistamos muitas coisas, mas queremos muito mais e conscientizar os homens para essa luta é de extrema importância", avalia a Secretária.

Coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamin (CEAM), Nathalia Mustafa lembrou que as estatísticas apontam que os homens são os principais atores quando se trata de violência de gênero.

"Estamos sempre falando para mulheres sobre leis, a importância de conhecerem seus direitos, mas não podemos esquecer a necessidade da participação masculina. Precisamos desses espaços para conscientizar a população como um todo, e por isso essa data é tão importante", destacou.

Cesinha ressaltou a diferença que as políticas públicas bem executadas fazem na vida das pessoas, sobretudo das mulheres. "No Legislativo, seguimos em defesa de todas as mulheres. Diversas leis já foram aprovadas e entraram em vigor, mas sabemos que ainda há um longo caminho pela frente. Por isso, vejo como fundamental todo o trabalho que a Secretaria vem desenvolvendo", afirmou.