Campanha 'Trânsito Amigo – Eu curto' realiza ações no Centro

23/09/2013 17:12:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Juranir Badaró

Alertar o pedestre sobre a importância de atravessar na faixa e o motorista sobre a importância do respeito aos pontos de travessia são abordados

A Prefeitura de Macaé, em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, realizou nesta segunda-feira (23) atividades da campanha “Trânsito Amigo – Eu curto”. As ações, coordenadas pela secretaria de Mobilidade Urbana, têm como tema “Faça um trânsito mais gentil” e visam ao resgate de valores como a cooperação e o respeito no trânsito.

A programação continua ao longo da semana, com blitz educativa e escolinha de trânsito para os alunos. A campanha também será divulgada nos coletivos do Sistema Integrado de Transporte (SIT), através de busdoors.

- O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas para a prática de um trânsito cada vez mais seguro. E, para isso, temos que pensar mais no próximo quando estamos no trânsito, ficarmos atentos a quem está transitando na rua e sermos mais tolerantes – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.

A abertura da programação aconteceu neste final de semana, com a grafitagem de muros no entroncamento da Rua Marechal Deodoro com a Rua Francisco Portela, no Centro; na Rua Francisco Portela com a Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, no Centro; e na Rua Aluizio Pinto de Andrade com a Rua Francisco Alves Machado, na Aroeira.

Nesta segunda-feira (23), a partir das 9h, começou a blitz educativa, com panfletagem da campanha "Trânsito Amigo – Eu curto". Grupos de teatro, com o apoio de agentes de trânsito, entregaram aos motoristas um material educativo que trata sobre diversos temas ligados à segurança e à gentileza no trânsito, em especial o respeito à faixa de pedestres. O objetivo é promover a mudança de comportamento, alertando o pedestre sobre a importância de atravessar na faixa e o motorista sobre a importância do respeito aos pontos de travessia.

- O que queremos alcançar com a campanha 'Trânsito Amigo' é uma mudança de atitude, para que se tenha um trânsito cada vez mais seguro e fluente na cidade. Afinal, precisamos de uma convivência harmoniosa entre condutores, ciclistas e pedestres – afirma o subsecretário de Educação no Trânsito, Paulo César Pereira.

As abordagens serão realizadas em diversos pontos da cidade, como os semáforos das ruas Doutor João Cupertino (Praça Veríssimo de Mello); Tenente Coronel Amado com Avenida Rui Barbosa (Praça Washington Luís); Avenida Rui Barbosa com Papa João XXIII e Rodovia Amaral Peixoto, no bairro da Glória (Posto Avançado da Polícia Militar) até a quinta-feira (26).

- Esta é uma campanha muito válida, especialmente por Macaé ter um trânsito intenso e que, em muitos casos, o respeito está abaixo do esperado. É válido também para o pedestre, que deve aprender a atravessar somente na faixa – pontua o condutor Amadeu Afonso.

A programação ainda inclui uma escolinha de trânsito montada na Praça Veríssimo de Melo, no Centro, para receber os alunos de Macaé. A estrutura conta com uma cidade em miniatura, que é percorrida pelos estudantes, para que aprendam sobre as normas e leis de trânsito. A escolinha começou a funcionar nesta segunda-feira, quando recebeu alunos da Escola Municipal Professora Letícia Peçanha de Aguiar. Outras unidades de ensino, como Eda Daflon e Colégio Aprovado também levarão seus alunos para conhecer a escolinha.

- Muitos dos nossos alunos vêm de outros bairros, como o Lagomar, e lidam com o trânsito diariamente. Durante as aulas abordamos o assunto, sobre como o trânsito funciona e a atenção que eles devem ter com relação à sinalização, travessia e outros assuntos. Mas com a escolinha de trânsito eles podem aprender praticando, o que é muito importante – finalizou a professora da Escola Municipal Letícia Peçanha de Aguiar, Michele de Souza.