logo

Campanha “Cuidando da Nossa Praia” começa nesta sexta

05/01/2011 14:51:50 - Jornalista: Assessoria Secretaria do Ambiente

Foto: Ana Chaffin

Praia dos Cavaleiros com bastante movimento nesta época do ano

A secretaria de Ambiente de Macaé começa nesta sexta-feira (7) a campanha “Cuidando da Nossa Praia”, que será realizada nos meses de janeiro e fevereiro. Durante este período, uma tenda será montada na praia e funcionários da secretaria entregarão sacolas aos banhistas, além de darem orientação de educação ambiental aos mesmos.

Este ano a campanha será rotativa, sempre das 8h às 16h, e passará pelas principais praias do município: Campista, Cavaleiros, Pecado, Imbetiba e Parque Aeroporto (Bar do Coco). A abertura nesta sexta-feira será nos Cavaleiros.

O subsecretário de Ambiente, Ronaldo Lima, explicou que o objetivo da campanha é fazer com que as pessoas tenham consciência de todo o ecossistema.

- A praia é um espaço de convivência entre as famílias e a população deve ter consciência que ela deve se comportar como se estivesse em casa, pois quando ela vai à praia é um momento de prazer e ninguém quer cortar o pé em um caco de vidro, pisar em um espetinho ou que uma sacola voe na sua cara. Por isso é preciso que todos tenham essa consciência ambiental, de proteger este valioso ecossistema que é a praia: mar, areia e restinga, declarou.

Além de não ser agradável para o ser humano, o lixo na praia é um perigo para o meio ambiente. Macaé está em uma região que possui muitas tartarugas e os plásticos transparentes na água confundem esses répteis e eles acabam ingerindo, confundindo com água-viva, o que é fatal.

Um outro exemplo é com as tampinhas de refrigerante e de água mineral, que são ingeridas frequentemente pelos pássaros, o que também leva à morte desses animais. Além disso, o lixo precisa de muito tempo para se decompor e, por isso, ele deve ser depositado em local adequado.

Saiba o tempo de decomposição de alguns materiais.

Papel - 3 a 6 meses
Casca de Frutas – 1 a 3 meses
Pontas de cigarro - 5 anos
Chicletes - 5 anos
Sacos plásticos – 30 a 40 anos
Latas de alumínio - 200 anos
Vidro – 1 milhão de anos