logo

Campeonato de xadrez reunirá atletas de Macaé e região

12/09/2013 13:54:00 - Jornalista: Thales Coutinho

Foto: Flávio Sardou

Ginásio Municipal sedia no sábado (14) e no domingo (15), a partir das 13h, campeonato de xadrez

Macaé se prepara para receber a comunidade enxadrística neste fim de semana. A cidade será sede do campeonato de xadrez, que reúne atletas locais e da região no sábado (14) e no domingo (15), a partir das 13h, no Ginásio Municipal. O evento, organizado pelo Clube de Xadrez e Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (Fexerj), conta com o apoio da prefeitura, com atuação da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).

Na forma que é praticado hoje, o xadrez teve seu nascimento na Europa na segunda metade do século XV, mas segundo historiadores, a modalidade pertence à mesma família do Xiangqi e do Shogi, originado do Chaturanga, que se praticava na Índia no século VI d.C. Embora pouco difundido no Brasil, o xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela internet e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo mundo que sabem jogar xadrez.

Para o presidente do Clube de Xadrez de Macaé, Victor Campos Neves, o Campeonato de Xadrez é uma forma de estimular a prática do esporte tornando-o popular em um território que ele possui pouco destaque. "No Brasil e trazendo essa realidade para Macaé, o xadrez não possui grande apelo. Somos o país do futebol, e a mídia tem preferência para esportes como vôlei, basquete e MMA. Ainda assim, o xadrez possui inúmeros amantes. O incentivo que estamos recebendo para este evento permite sonharmos em despertar na sociedade um maior interesse pela modalidade", informou o presidente do Clube que existe de 2006.

Vice-presidente da Fesportur, Henrique Gama, destacou a iniciativa do governo em abraçar a modalidade dando todo o suporte nesta competição. "Essa é uma oportunidade que surgiu da conversa com o Clube de Xadrez de Macaé. Entendemos que é um esporte que desenvolve concentração e a disciplina de seus praticantes e este campeonato é apenas o ponto de partida de novos projetos que queremos fazer na cidade. A Fesportur não está focada apenas em dar suporte aos esportes populares, queremos e temos como objetivo difundir e integrar todas as modalidades em nosso município", mencionou Gama.

O campeonato acontecerá no sistema suíço, onde cada participante disputará seis partidas. Os vencedores de suas partidas enfrentam os vencedores de outras, enquanto os perdedores disputam contra os perdedores. A primeira rodada será realizada através de sorteio dos inscritos. Em cada partida, o vencedor ganha um ponto. Em caso de empate, meio ponto e derrota não pontua. Ao final das seis rodadas, vence o competidor com maior número de pontos totalizados.

Os interessados em participar do Campeonato de Xadrez podem se inscrever pelo site da Fexerj (www.fexerj.org.br) ou no Clube de Xadrez de Macaé, localizado na Av. Atlântica, nº2670, Cavaleiros. Será cobrado uma taxa de R$25 e menores de 18, R$10. Haverá premiação para os três primeiros colocados, melhor competidor macaense, melhor feminino e melhor sub-18.