‘Câncer de Mama: da prevenção ao tratamento, direitos e cuidados’ é temática alusiva ao Outubro Rosa

05/10/2022 11:32:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Evento será na próxima segunda-feira (dia 10), na Praça Veríssimo de Melo

Em ação de conscientização, utilizando meios como palestra educativa sobre prevenção, dicas de alimentação, cuidados e direitos garantidos à mulher, a Prefeitura de Macaé realizará a versão anual do movimento Outubro Rosa, na Praça Veríssimo de Melo, na próxima segunda-feira (10), das 9h às 15h. O evento é organizado pelo Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), da Secretaria de Atenção Básica, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e outros órgãos municipais.


"As ações de conscientização do Outubro Rosa se destinam ao acolhimento e a prestar orientações multiprofissionais, buscando fazer com que as mulheres tenham um olhar mais atento para si mesmas, no que se refere aos sinais e à prevenção ao câncer de mama. A mobilização com este alerta é feito em âmbito mundial, uma vez que os dados de diversos órgãos de Saúde mostram um significativo aumento de casos", disse a coordenadora do Paism, Renata Louredo.

A abertura contará com a participação da Secretaria de Cultura, através da apresentação especial do instrumentista Gabriel, na recepção ao público feminino. Às 10h terá início uma palestra educativa sobre autoexame e a importância do diagnóstico precoce. A expositora é a médica Paula Bichara, mastologista do Paism-Macaé.

Às 10h30, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Jane Roriz, irá falar sobre “Dinâmica e apresentação da Unidade Móvel do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam)”.

Para as 11h está programada a palestra “Tenho câncer. E agora?", a ser proferida pela psicóloga Paola de Oliveira, que compõe a equipe técnica do Centro Especializado de Atendimento à Mulher.

A programação será retomada às 13h, após intervalo do almoço, com exposição do tópico “Alimentação como forma de prevenção: a saúde vem de dentro”, apresentado por Verônica Guimarães, da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição.

A palestra de encerramento está prevista para às 14h, com explanação das advogadas Mônica Gonçalves e Carolina Mattos, membros da Comissão OAB-Macaé 15ª Subseção. O assunto discorrerá sobre "Direitos garantidos da mulher com câncer". Durante toda a atividade a mastologista Paula Bichara dará orientações sobre medidas preventivas ao câncer de mama ao público presente.