logo

Candidatos realizam provas dos PSSs para Agente de Acolhimento e Sem Fronteiras

30/11/2025 13:01:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

As avaliações foram aplicadas pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e o gabarito está previsto para este domingo (30), a partir das 14h

As provas dos Processos Seletivos Simplificados (PSSs) do projeto Sem Fronteiras e do cargo de Agente de Acolhimento Institucional da Prefeitura de Macaé foram realizadas neste domingo (30), na Cidade Universitária. Cerca de 1.500 candidatos participaram das avaliações, organizadas pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas. Os links para os gabaritos estão disponíveis ao final da matéria.

Davalni Costa de Souza, 60 anos, realizou a prova para Agente de Acolhimento e seu neto, Davi de Souza Conrado, 15 anos, participou do projeto Sem Fronteiras.


“Para mim, essa é uma oportunidade muito legal para todas as faixas etárias. Estou desempregada e enxerguei no processo seletivo uma chance de ter uma renda e recomeçar. Por isso fiz a prova para Agente de Acolhimento. E o mais bonito é que essa oportunidade não é só para mim. Meu neto também participou, se inscrevendo no projeto Sem Fronteiras. Fico muito feliz de ver que jovens e adultos podem caminhar juntos em busca de um futuro melhor”, afirmou.



O vice-prefeito, Fabiano Paschoal, deu as boas-vindas aos candidatos e parabenizou a organização.


“Quero destacar a importância desses dois processos seletivos. O projeto Sem Fronteiras representa uma ótima oportunidade para os nossos jovens, abrindo portas para novas experiências e para a construção de um futuro mais promissor. Já o processo para Agente de Acolhimento, no Cemaia, reforça o compromisso que temos com o cuidado e o atendimento humanizado à nossa população”, destacou.



O secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, também reforçou a importância dos PSSs para o fortalecimento das políticas públicas e para a oferta de oportunidades de forma transparente e responsável.


“Quero destacar que os Processos Seletivos Simplificados representam um compromisso da gestão com a transparência, a responsabilidade pública e o fortalecimento das políticas sociais do município, sempre respeitando o concurso público como forma de provimento efetivo de cargos e utilizando os processos seletivos simplificados exclusivamente para atender demandas temporárias, excepcionais e devidamente justificadas do serviço público, conforme prevê a legislação vigente. Quando realizamos um processo seletivo com organização, critérios claros e igualdade de condições, reafirmamos o respeito que temos pela população e pelos servidores que diariamente constroem o serviço público de Macaé. Nossa prioridade é assegurar processos isonômicos, íntegros e absolutamente aderentes aos princípios da administração pública”, disse o secretário.




“A presença de mais de 1.500 candidatos evidencia a confiança da população nos processos conduzidos pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas. Nosso compromisso é assegurar que cada etapa seja realizada com rigor técnico, imparcialidade e total alinhamento às diretrizes legais e às necessidades do município”, acrescentou Aristófanis.



O processo seletivo para Agente de Acolhimento Institucional atende demandas temporárias de interesse público nas unidades de acolhimento da Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), como os Centros de Acolhimento Municipal para Crianças e Adolescentes (Cemaia), que prestam atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. A iniciativa está alinhada à Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742/1993) e às diretrizes do SUAS.

A prova do edital 005/2025 contou com questões de Língua Portuguesa, SUAS e Conhecimentos de Macaé. O resultado final será divulgado no dia 11 de dezembro, e o início dos contratos está previsto para 15 de dezembro. O PSS disponibiliza 55 vagas, sendo 39 para ampla concorrência, 5 para pessoas com deficiência (PCD) e 11 para candidatos autodeclarados pretos e pardos. A remuneração é de R$ 1.914,64, para carga horária de 40 horas semanais.

O projeto Sem Fronteiras, destinado a jovens de 16 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, oferece acompanhamento pedagógico e social, qualificação profissional e inserção gradativa no mercado de trabalho, com foco na melhoria das condições de vida dos participantes.

São oferecidas 30 vagas, sendo 21 para ampla concorrência, três para pessoas com deficiência e seis para afrodescendentes. A publicação do resultado final da prova objetiva também está prevista para 11 de dezembro. Os candidatos aprovados participarão de entrevista social no dia 15, etapa destinada a confirmar o atendimento aos requisitos do programa. A previsão de início das atividades é 18 de dezembro. A remuneração prevista é de R$ 759,00, para 20 horas semanais.


“Agradeço a todos que participaram, aos profissionais envolvidos na organização e às equipes técnicas que, com excelência e profundo compromisso com o interesse público, planejaram e executaram todas as etapas deste processo seletivo. Todo o trabalho foi realizado por quadros do próprio município, o que reafirma a competência, a dedicação e a seriedade dos profissionais que fazem o serviço público de Macaé acontecer. Isso demonstra que a Prefeitura de Macaé possui um corpo técnico qualificado, capaz de planejar, executar e entregar ações complexas com eficiência e responsabilidade. Seguiremos aprimorando nossos processos, fortalecendo equipes e criando condições cada vez melhores para o desenvolvimento das políticas públicas municipais”, finalizou o secretário.


Confira os Gabarito das Provas


- Projeto Sem Fronteiras


- Agente de Acolhimento Institucional


Fotos Relacionadas