CAp se destaca na Olimpíada Brasileira de Astronomia

22/02/2023 15:23:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Moisés Bruno e Divulgação

Em 2022, os alunos conquistaram cinco medalhas, sendo duas de ouro

Referência em educação no Ensino Médio e com índice de aprovação de 80% para universidades públicas, o Colégio de Aplicação de Macaé (CAp) também comemora os resultados da participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em 2022, os estudantes receberam destaque, trazendo para o CAp cinco medalhas, duas de ouro, uma de prata e duas de bronze, além de certificados pela participação na Mostra de Foguetes.

A professora de física, Nicolle Coutinho é a representante da Olimpíada de Astronomia no CAp e destaca a importância do envolvimento dos alunos em atividades científicas como essa. “Participar de olimpíadas confere ao aluno o contato com conteúdos que nem sempre são dados nas disciplinas regulares em sala de aula. A maior importância é justamente essa, a oportunidade de obter novos conhecimentos. Outro benefício é que os resultados em olimpíadas têm sido usados como forma de ingresso em universidades como a USP”, revela.

Entre os participantes da OBA está Joana Diniz, medalhista de ouro em sua primeira participação. O resultado rendeu outras portas de acesso a mais conhecimento. Em janeiro deste ano, a aluna participou da Escola de Verão do Instituto de Física da UNESP, em São Paulo, além de estar na seletiva para tentar uma das vagas na seleção brasileira de Astronomia.

“Toda essa experiência tem sido bem legal. Eu achei que era impossível conseguir uma medalha de ouro na OBA e é uma sensação muito boa ter completado o objetivo. Participar da Escola de Verão também foi incrível, foi como uma iniciação científica em que eu consegui aprender muito além do tema em si, mas também ver de perto como trabalham os acadêmicos”, revela a menina de 16 anos, que está no 2º ano no CAp e sonha em se dedicar à carreira de pesquisadora em Física.

“O CAp é um ambiente muito bom, você se sente apoiado e estimulado em inúmeras oportunidades, como essas em participação nas Olimpíadas que abrem novos caminhos e acesso a outros conhecimentos e aprendizados”, reforça Joana.
OBA - A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A programação tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins. Para este ano as inscrições estão abertas a todas as escolas do país até o dia 1/05. As provas estão marcadas para o dia 19/05. Mais informações em: oba.org.br.


Fotos Relacionadas