Foto: Moisés Bruno
O retorno das aulas presenciais ocorreu após um ano e meio somente com o ensino online
Os alunos do Colégio de Aplicação (CAp) tiveram uma semana acolhedora no retorno às aulas presenciais. De um total de 235 estudantes, cerca de 120 optaram frequentar as atividades pedagógicas no prédio da instituição de ensino, localizado na Cidade Universitária. Os demais continuam no ensino remoto.
De acordo com a diretora do CAp, Wanessa Leal, além das atividades curriculares, as aulas presenciais na primeira semana contaram com ações extras que tornaram a recepção mais agradável e acolhedora. Ela acrescentou que os alunos participaram de plantio de árvores dentro da Cidade Universitária. “Como não é possível realizar, ainda, as aulas de Educação Física, os estudantes receberam um alongamento para eliminar um pouco as tensões”, frisou.
O retorno das aulas presenciais ocorreu após um ano e meio somente com o ensino online. A medida foi tomada a partir da faixa verde do Covidímetro (risco baixo de contaminação da Covid-19) e avanço da vacinação contra o Coronavírus para o público de 17 anos. Todas as áreas do colégio são higienizadas diariamente com álcool gel 70% e são seguidos os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de evitar a disseminação do Coronavírus.
O calendário do terceiro trimestre de 2021 segue o plano de retomada já apresentado à Secretaria Adjunta de Ensino Superior, pais, alunos e professores. O término está previsto para o dia 23 de dezembro. Para participar das aulas presenciais, os alunos apresentaram o termo de responsabilidade assinado pelos pais ou responsáveis. O ensino remoto continuará pelo Google Classroom, plataforma já utilizada antes da pandemia, porém, intensificada nesse período.
CAP - Criado há 10 anos, a instituição é reconhecida como a melhor escola pública municipal de Ensino Médio do país, nos anos de 2018 e 2019, conforme resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). No Enem 2019, incluindo os dados das unidades particulares, o colégio ocupa a terceira posição geral no município e o melhor resultado entre as escolas públicas de Macaé. Sem contar a nota de redação, o CAp é a primeira melhor escola pública municipal de Ensino Médio do país.