logo

Capacitação aprimora fluxo para marcação de consulta

26/06/2018 18:43:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Vinte e cinco profissionais de saúde participaram de curso

A Secretaria de Saúde de Macaé realizou, nesta terça-feira (26), treinamento para o aprimoramento do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), que será implementado no município até a metade do segundo semestre. O curso foi realizado na sede da Secretaria de Educação e contou com a participação dos profissionais responsáveis pela marcação de consultas de diversas unidades de saúde.

O responsável pela administração do sistema no município, Marlon Viana, que fez profissionalização em Brasília (DF), explicou que o objetivo é, a partir do treinamento e informatização das unidades, dar nova dinâmica no processo de marcação de consultas.

- O paciente chegará à unidade com o pedido de consulta para o especialista e o cartão SUS e sairá com o agendamento com data e local. Caso não tenha disponibilidade de vaga, o sistema irá gerar um protocolo com a posicionamento na fila -, explicou.

Marlon frisou que o sistema informatizado também evitará que o usuário percorra as unidades em busca de consulta, gerando duplicidade de solicitação. "Caso ele tente fazer isso, o sistema irá acusar que o mesmo já tem agendamento previsto", detalhou.

A coordenadora da Central de Regulação de Acesso, Roberta Eloá de Souza, conta que a meta é aprimorar o fluxo de agendamento de consulta. "Esta é mais uma ação do projeto de reestruturação do sistema da rede municipal", frisou.

Participaram do treinamento 25 profissionais do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacir Santos, Casa da Criança e do Adolescente, Asilo e Central de Regulação de Acesso.


Fotos Relacionadas