Foto: Ana Chaffin
Objetivo é capacitar 310 agentes comunitários até março de 2019
Agentes comunitários do município participaram de um curso de capacitação com o tema "Saúde da Família", nesta quinta-feira (1º), na sala 210 do prédio da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), na Cidade Universitária. A previsão é de que os 310 agentes concursados e contratados recebam a atualização até março de 2019.
De acordo com informações da coordenadora do curso, Kelly Pires, todos os agentes terão que cumprir uma carga horária de cem horas e no final da atualização, receberão um certificado de participação emitido pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior.
- A atualização é realizada constantemente e dentre os temas ministrados estão: SUS; Teoria do Cuidado; Saúde da Criança; Adolescente; Mulher; Idoso; do Trabalhador; Adolescente; Doenças Crônicas, como hipertensão e diabetes; além de DST/Aids; Hanseníase; Tuberculose; Violência; Dengue; Chicungunha; Malária; Saúde na Escola e Vigilância Epidemiológica, informou.
A agente comunitária Lívia Sá atua no bairro da Aroeira e trabalha na profissão há três anos. "É sempre importante atualizar os conhecimentos que são utilizados no dia a dia na nossa profissão. Mesmo eu tendo curso superior em enfermagem, muitas coisas sobre a questão de saúde aprendi aqui", contou.
Já o agente comunitário Gabriel Mendes, que trabalha na comunidade no Morro de São Jorge, afirmou que é importante lapidar os conhecimentos adquiridos. "O conteúdo passado na atualização está sendo ótimo e com muita qualidade. O que me chamou a atenção foi sobre o cartão de vacina, pois muitos pais não dão a importância para colocar a vacinação dos seus filhos em dia", comentou.
A capacitação conta com a parceria das Secretarias de Saúde, Esportes, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e ainda o Conselho Tutelar.