A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa) realizou, nesta segunda-feira (18), uma capacitação para cerca de 100 proprietários e funcionários de salões de beleza e estética. O tema abordou “Segurança nos salões de beleza". A palestra foi ministrada pelos fiscais sanitários da diretoria de farmácia da Amvisa: Fátima Valim, Tânia Mara e José Augusto.
Segundo o vice-presidente da Amvisa, Gilvan Sodré, esse tipo de treinamento é necessário devido ao elevado número de estabelecimentos de beleza em Macaé. "Para muitos, grande parte do que foi dito é uma novidade. Eles desconhecem a importância da esterilização de materiais de manicure para evitar a contaminação pelo vírus das Hepatites Virais, da existência de lixeira acionada por pedal, sabonete líquido e papel toalha nos banheiros, por exemplo. A nossa intenção é orientar os profissionais, prevenindo riscos tanto à saúde dos clientes quanto dos profissionais”, esclareceu.
A capacitação também serviu para que os proprietários se adequem às normas vigentes estabelecidas pela Legislação Sanitária, realizando um trabalho seguro, promovendo saúde e segurança na prestação dos serviços. "Levar saúde para os proprietários e consumidores é nossa meta. Por intermédio de informações precisas e de qualidade, alcançaremos nosso objetivo. Por isso é necessário que cada cidadão seja alertado quanto aos cuidados que deve observar na aquisição e na utilização dos seus serviços, segundo as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária", ressaltou Gilvan.
-Trouxemos em forma de áudio visual o que há de melhor nas normas sanitárias, acessíveis a todos os participantes, de forma que possamos montar parcerias com todos os profissionais da área de beleza em Macaé, propiciando benefícios para toda a população, prevenindo e evitando doenças - frisou o palestrante, José Augusto.
A diretora de Resíduos da Amvisa, Viviane Barreto, finalizou o treinamento esclarecendo sobre a importância e obrigatoriedade de elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, como também apresentá-lo à Amvisa, dentro das exigências estabelecidas.
Esta foi a terceira capacitação nesta área realizada pela Amvisa desde sua criação em Abril de 2014. O próximo curso está marcado para o mês de agosto. Segundo a Amvisa, os resultados das informações transmitidas nestas capacitações já estão sendo concretizados em atos positivos, segundo relatos dos fiscais sanitários, no momento da fiscalização.