logo

Capacitação de programa de Educação no Trânsito acontece nesta terça

31/03/2012 10:28:45 - Jornalista: Assessoria da Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

O objetivo é estimular às crianças a multiplicarem boas ações

Promover a responsabilidade e o compromisso em relação ao trânsito para crianças e garantir assim a formação de multiplicadores de boas ações, é prioridade em Macaé.

Dando continuidade ao Programa de Segurança e Educação no Trânsito “Se Essa Rua Fosse Minha”, uma iniciativa das secretarias de Mobilidade Urbana e Educação, acontece nesta terça-feira (3), a partir das 8 horas, no auditório do Centro Administrativo Municipal (antigo Hotel Ouro Negro), a capacitação de cerca de 100 professores e coordenadores da rede pública de ensino para a inserção dos conceitos de segurança viária nas disciplinas do dia a dia dos estudantes.

Iniciado em 2011, o “Se Essa Fosse Minha” já atendeu mais de cinco mil alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Para este ano, estão previstos o alcance de mais 7.500 alunos. O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, avalia como positiva a continuidade da iniciativa que contribui para a segurança das crianças que passam a conhecer de que forma devem agir quando estão a pé ou em um veículo.

- Este programa busca tratar desde o início este desafio que o poder público tem de conseguir que o trânsito seja menos violento. Acreditamos que, além de aprenderem, as crianças conseguem passar adiante as informações obtidas em sala de aula para os pais e adultos com quem convivem, ampliando o alcance deste conhecimento -, ressaltou Jorjão.

Estima-se que no Brasil mais de 200 pessoas morrem por dia, vítimas do trânsito. Para o secretário de Educação, Guto Garcia, a chave para essa mudança comportamental está na educação. “Estabelecer caminhos para que a criança obtenha conhecimento e isto traga uma transformação cultural é o papel mais importante da educação e nada melhor do que agregar a isso a questão do trânsito, uma problemática mundial que requer medidas eficientes e duradouras”, afirma.

O programa “Se Essa Rua Fosse Minha” está presente em mais de 120 municípios no Brasil com cerca de 800 mil alunos beneficiados. Durante a capacitação em Macaé, professores e coordenadores vão receber instruções de como utilizar o material didático que trata temas como: leis de trânsito, dicas para pedestres, comportamento adequado dentro dos veículos, cuidados no transporte escolar, atenção na entrada e saída de escolas.

O material a ser distribuído inclui livro personalizado com características do município. O programa prevê ainda entrega de material informativo para os pais para que eles também participem do processo que busca uma nova cultura quando o assunto é segurança viária.