logo

Capacitação dos agentes da Guarda Municipal de Macaé para uso de armas não letais é retomada

08/01/2026 18:13:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

Destinada à formação de operadores para uso do modelo Defender FR 112

Após o período das festas que encerrou o ano de 2025, a Guarda Municipal dá início, nesta semana, à retomada da capacitação que habilita os agentes do policiamento ostensivo para o uso de armas não letais, com utilização de projétil de impacto controlado, popularmente conhecido como bala de borracha. O primeiro treinamento de 2026 acontece a partir desta quinta-feira (8) e vai até o dia 26, com aulas teóricas realizadas na Escola do Servidor. A prática de hoje será no Forte Marechal Hermes.

Destinada à formação de operadores para uso do modelo Defender FR 112, a ‘Capacitação de Instrutores em Equipamentos Não Letais’, habilitou instrutores oficiais de Macaé, através da Condor Tecnologia, a transmitirem conhecimento no manuseio, operação e doutrina de emprego do equipamento. O objetivo é a ampliação, autonomia técnica e melhor preparo da tropa, representando mais um importante passo no processo de modernização da GM, reforçando o propósito da atual gestão municipal com uma segurança pública cada vez mais eficiente, humana e tecnológica.

De acordo com o Secretário Executivo de Segurança, Tales Borges, a relevância dessa etapa representa um forte investimento na qualificação do efetivo da GM para o emprego da tecnologia não letal, com salto de eficiência, proteção e modernidade. “Formar instrutores dentro da nossa própria Guarda significou garantir que a cidade avance com responsabilidade técnica e alinhamento às melhores práticas de segurança do país”, destacou. Os equipamentos foram entregues pelo prefeito Welberth Rezende no dia 1º de dezembro, data que celebrou os 78 anos da GM de Macaé.

A capacitação é obrigatória para todo o contingente operacional e treinou cerca de 100 agentes em dezembro do ano passado. “Após essa primeira etapa de domínio do equipamento, o treinamento seguirá de forma contínua e avançada, com simulações de ocorrências eventuais do dia a dia", conforme explicou um dos treinadores oficiais, Vicente Teixeira, coordenador do Observatório da Guarda Municipal. A estimativa, segundo ele, é de que 550 guardas tenham concluído a primeira etapa do curso até a semana anterior ao Carnaval de 2026.


Fotos Relacionadas