O Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo) de Macaé entra o ano de 2011 cheio de projetos, visando elevar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados aos seus pacientes. A presidente da instituição, Márcia Moraes, fez um balanço das atividades desenvolvidas no ano de 2010, mostrando com satisfação o resultado do trabalho, através das conquistas. O Capo fez em 2010 cerca de 4.200 atendimentos, entre os serviços de Fisioterapia, Psicoterapia, Serviço Social, Oficinas de Geração de Trabalho e Renda, Musicoterapia, e atendimentos médicos e jurídicos.
A presidente esclarece que a instituição tem se sensibilizado diante das carências de seus pacientes e no passado forneceu cerca de 20 cestas básicas por mês aos seus assistidos. Além de prestar serviço aos moradores de Macaé, incluindo os distritos, o Capo também atende moradores dos municípios da região, como Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Carapebus e Trajano de Moraes.
- Não podemos virar as costas para ninguém que nos procura, num momento tão difícil como este, que é na descoberta do câncer, ou mesmo quando o paciente busca um encaminhamento de tratamento. Nossos corações e as portas do Capo estão sempre abertos para todos que necessitam, declarou Márcia Moraes.
A presidente prosseguiu relatando o intenso trabalho desenvolvido pelo Capo, no ano passado, lembrando as vitórias conquistadas e acrescentando que, com muita dedicação, a instituição ganhou muitos avanços, que elevaram de maneira bastante expressiva a qualidade dos serviços prestados.
Ela lembrou a realização de diversos eventos, destacando a participação do Capo na Campanha Saúde da Mulher - conscientização da população; da Feira de Integração; do Arraial da Fesporte; das Tardes Integração mensais; da Festa da Primavera; da confraternização de natal; dentre muitos outros.
Metas para 2011
Márcia Moraes aproveitou para anunciar as novidades a serem implantadas neste ano de 2011. A presidente informou que as suas metas para este ano incluem os novos programas de Fisioterapia Respiratória, Hidroterapia, Alongamento, Acupuntura, Psicoterapia do Grupo de Mulheres Mastectomizadas, além do projeto de serviço social Exercitando a Cidadania com um Toque de Doçura. “Tenho certeza que vamos dar continuidade ao nosso trabalho com muito amor, para obter mais conquistas para todos os pacientes”, declara ela.
Márcia ressaltou ainda que o Capo deverá funcionar em nova sede, muito breve. “Lá teremos mais conforto, inclusive uma piscina para proporcionarmos hidroterapia aos nossos pacientes”. A presidente conclui afirmando que a luta pela implantação do tratamento de quimioterapia em Macaé continua, junto ao Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Secretaria Estadual de Saúde.