logo

CAPO festeja a primavera com tarde de alegria e animação

01/10/2010 15:22:01 - Jornalista: Isis Maria Borges

Foto: Divulgação.

entro de Apoio do Paciente Oncológico promove Tarde de Integração.

Destacando que a chegada da estação das flores é mais um bom motivo para se festejar a vida, a presidente do Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO), Márcia Moraes, realizou mais uma edição da Tarde de Integração, que acontece mensalmente visando o resgate da autoestima dos pacientes e familiares e a integração entre eles. O evento deste mês de setembro aconteceu na terça-feira (28) na sede da entidade.

Na oportunidade, Márcia justificou a ausência de eventos festivos nos últimos três meses, período em que ela foi submetida a cuidados médicos, por ter enfrentado alguns problemas de saúde. Em seguida, ela fez a apresentação oficial do novo vice-presidente da instituição, o ex-paciente Evaldo Motta Lopes, que assume o cargo em decorrência do falecimento de Erosita Leclerc.

“A escolha do Sr. Evaldo se deu após muita reflexão, mas acabei levando em conta o amor enorme que ele dedica ao Capo”, disse a presidente, aproveitando o momento para dar as boas vindas ao novos pacientes da instituição.

O novo vice-presidente agradeceu a Márcia Moraes a indicação do seu nome para o cargo, e ressaltou o trabalho desenvolvido pela entidade, elogiando a dedicação de todos. “Aqui nós sentimos que há esperança para o paciente oncológico. Aqui encontramos motivos para continuar a viver”, declarou Sr. Evaldo, lembrando que chegou ao Capo carregado pela esposa e pela filha, mas que naquela casa descobriu o caminho da cura e a vontade de viver.

Na ocasião, falando sobre a chegada da primavera, a presidente confessou que gosta tanto desta estação que foi num dia 23 de setembro que Deus lhe deu o seu único filho, Alex Moraes. E ele, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, marcou presença no evento, levando como sempre apoio ao trabalho prestado pela entidade, como parceiro da causa em defesa do paciente oncológico no município.

Márcia fez questão de deixar registrado os seus agradecimentos a Deus em primeiro lugar; ao filho, o secretário Alex Moraes; a Prefeitura de Macaé, através do prefeito licenciado Riverton Mussi, que vêm concedendo o suporte necessário para o desenvolvimento de um trabalho que prima pela excelência dos serviços prestados ao paciente oncológico.

“Agradeço ainda a Presidente dos Grupos da Terceira Idade de Macaé e minha sogra, dona Margarida Mussi; e a Chefe de Gabinete da Prefeitura e presidente de honra do Capo, Elma Mussi, pelo apoio que elas sempre dedicam ao Capo”, frisou a presidente. E finalizou declarando que “Enquanto eu tiver vida vou lutar por esta instituição e por todos que esta casa abriga.”

A Coordenadora Geral do Capo, Viviane Pinheiro, expressou a alegria de ter Márcia de volta totalmente recuperada da saúde. Ela aproveitou para revelar a vitória do Capo de obter a aprovação do documento de Utilidade Pública Estadual, informando ainda que a luta continua no tocante ao reconhecimento de Utilidade Pública Federal. Viviane falou ainda dos novos projetos que serão implantados na nova sede do Capo, que deverá ser inaugurada até o final deste ano.

Por sua vez, Alex Moraes falou que a nova sede do Capo chega em boa hora, proporcionando a todos um espaço maior que vai favorecer a ampliação do trabalho.

A promoção contou ainda com o show da dupla Gugu e Gil, que transformou o evento numa tarde musical animadíssima, ao som de grandes sucessos da MPB, não deixando ninguém sentado. A alegria e a descontração reinaram na sede da entidade, onde todos puderam desfrutar de uma tarde de grande confraternização, seguida de um delicioso lanche oferecido pela presidente do Capo.

O Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (CAPO) funciona na Rua da Igualdade, 56, Centro, de segunda à sexta-feira das 8h ás 17h. A entidade é uma associação civil de direitos privados, sem fins lucrativos.

O trabalho do Capo é fundamentado no tratamento e no resgate da auto-estima dos pacientes, através das oficinas terapêuticas, de psicoterapia, de Fisioterapia, de serviço social, além de acompanhamento médico e social (com visitas domiciliares/hospitalares aos pacientes acamados), atividades sociais e culturais, cantoterapia, atendimento terapêutico às famílias, e assistência jurídica. O e-mail é capoong@ig.com.br e o tel 2772-7174.