logo

Capo promove festa de Natal

13/12/2010 14:12:01 - Jornalista: Isis Maria Borges Gomes

Festa contou com a participação do prefeito

A alegria e o clima de amor e fé marcaram a tarde da última quarta-feira (8), no Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo). Decorado com motivos natalinos, o Capo promoveu a sua festa de confraternização de final de ano dos pacientes oncológicos, superando todas as expectativas. O evento contou com a participação do prefeito Riverton Mussi, que cumprimentou os pacientes e prestigiou o trabalho desenvolvido pela primeira-dama e presidente da instituição, Márcia Moraes.

A presidente deu as boas vindas a todos os presentes, ressaltando que a festa foi uma excelente oportunidade para se fazer um balanço das atividades desenvolvidas durante o ano. Ela lembrou as conquistas e os desafios que ainda vai enfrentar.

- Se o Natal é tempo de semear amor, paz e fé, a chegada do Ano Novo nos faz refletir as nossas próprias ações, para que possamos eliminar as coisas ruins, renovando a esperança e viver a expectativa de novas vitórias, declarou Márcia, anunciando novos projetos para 2011.

A presidente, visivelmente emocionada, agradeceu a presença dos visitantes e pacientes, em especial a parceria do prefeito Riverton Mussi Ramos; do secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex Moraes, acompanhado da esposa Carla. “Se não fossem estas parcerias, seria quase impossível a realização deste trabalho”, declarou ela agradecendo ainda a presença especial da presidente dos Clube de Terceira Idade de Macaé, Margarida Ramos; e da presidente de honra do Capo e Chefe de Gabinete do prefeito, Elma Mussi.

Na ocasião, Márcia Moraes prestou uma homenagem póstuma à vice-presidente do Capo, Erosita Leclerc, falecida este ano, relembrando a mulher de luta que ela sempre foi, em especial a causa do paciente oncológico.

Na oportunidade, o prefeito Riverton Mussi cumprimentou todos os profissionais que fazem parte da ONG, pacientes e familiares que compareceram ao encontro, e aproveitou para confirmar a entrega da nova sede da instituição, para breve, visando ampliar os serviços prestados aos pacientes. Ele parabenizou a todos, ressaltando que o Capo mostra o crescimento do seu trabalho e a referência de suas ações como suporte terapêutico e resgate da auto-estima. “Tenho certeza que novos projetos e melhores serviços virão a partir da nova sede”, comentou o prefeito.

O vice presidente da instituição, Sr. Evaldo, falou de sua satisfação em fazer parte deste trabalho, já que ele também é um dos beneficiados, por ter conseguido superar o câncer com a ajuda do Capo.

O secretário Alex Moraes também elogiou o trabalho da entidade. “Vejo muito luz aqui neste lugar, num trabalho que é referência em toda a região”, afirmou Alex. O trabalho desenvolvido por Márcia no Capo também foi muito elogiado pela chefe de Gabinete, Elma Mussi, e a por dona Margarida Mussi Ramos. Ambas frisaram a excelência dos serviços prestados pela instituição.

Durante a festa, os aplausos foram para o Coral dos Pacientes, alunos da Oficina de Música sob o comando a professora Martleide. Ao final, após ser servido um elogiado lanche, Márcia Moraes presenteou a todos os pacientes com uma caneca contendo a logomarca do Capo.

Homenagem

Durante o evento, a coordenadora da instituição, Viviane Pinheiro, prestou uma significativa homenagem a presidente, Márcia Moraes, demonstrando o agradecimento de todos os pacientes pelo seu carinho e amor.

- Márcia é uma mulher de fibra e coragem, que transformou a experiência de passar por um câncer em uma missão em prol daqueles que enfrentam a mesma provação, sendo a prova viva de que é possível vencer a doença, declarou a coordenadora.

Balanço das atividades e novos projetos a cumprir

Em seguida, a coordenadora ressaltou o intenso trabalho desenvolvido pelo Capo, neste ano que termina, fazendo uma restrospectiva das atividades de 2010, através de slides, lembrando as vitórias conquistadas e acrescentando que, com muita dedicação, em especial da presidente, a instituição ganhou muitos avanços, que elevaram de maneira bastante expressiva a qualidade dos serviços prestados.

Na ocasião, Viviane aproveitou para anunciar os novos projetos, para 2011, destacando os novos programas de Fisioterapia Respiratória, Hidroterapia, Alongamento, Acupuntura, Psicoterapia do Grupo de Mulheres Mastectomizadas, além do Projeto de Serviço Social Exercitando a Cidadania com um Toque de Doçura.

Por sua vez, Márcia lembrou ainda que a luta pela implantação do tratamento de quimioterapia em Macaé continua, junto ao Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Secretaria Estadual de Saúde.