logo

Capoeira do Art Luz: um benefício para a alma

30/11/2012 14:52:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo

A prática da capoeira é uma arte, misturada com esporte. Isso todo mundo sabe, mas de acordo com o professor do Programa Art Luz, Gelson Fernandes Nascimento, o Bracinho, de 35 anos, essa atividade vai muito mais além.

- A capoeira promove benefícios nas áreas psicológicas e motoras, proporciona mais equilíbrio, melhora em 80 por cento o raciocínio, colabora para o bom funcionamento dos órgãos respiratórios e, principalmente, faz um enorme bem para a alma, enumera Bracinho.

Sobre o fato de muitos associarem a capoeira às religiões afro, Bracinho diz que a capoeira não tem uma religião específica, servindo a todas as religiões, seja católica, evangélica ou umbandista. Bracinho é professor de capoeira no Programa Art Luz há 13 anos e explica sobre o sistema de graduação desse esporte.

O aluno iniciante tem cinco cordas: começa com a corda crua e amarela, segue pela amarela, amarela e laranja, laranja e laranja e azul. Depois vem o aluno graduado que tem primeiramente a corda azul, depois a azul e verde, a verde e por fim a verde e roxa.

Na sequência vem os instrutores com a roxa e depois a roxa e marrom. Após eles têm os professores: marrom, seguida pela marrom e vermelho. O mestrando com a vermelha, o mestre com a vermelha e branca e o grão mestre com a corda branca completam a lista.
Bracinho tem 20 anos de capoeira e está na corda roxa. Foi aluno do Art Luz dos 15 aos 19 anos. Lembra que cada graduação dura uma média de um ano e meio, mas o aluno deve estar em dia com as atividades físicas.

Em janeiro do ano que vem, haverá batizado na capoeira do Art Luz, onde as aulas são gratuitas. O batizado é um cerimonial de troca de corda, onde o aluno expõe aquilo que aprendeu jogando com instrutores, professores, mestrandos e mestres.

O professor de capoeira Bracinho revela seu grande amor pelo Art Luz. “O Programa é a minha segunda casa. Mudou a minha vida completamente para melhor em termos psicológicos e financeiros. Colaborou para eu ser uma pessoa melhor”, afirma.

- Não tenho palavras para expressar minha gratidão pelo Art Luz. Eu sou o Art Luz e o Art Luz sou eu – conclui.