Foto: Ana Chaffin
Todas as peças foram produzidas por pacientes, como forma de terapia ocupacional durante oficinas no espaço
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool, Tabaco e outras Drogas (Caps ad Porto), ligado à Secretaria de Saúde de Macaé, promove, nesta segunda-feira (2), o I Bazar do Caps ad Porto. Todas as peças confeccionadas para o bazar foram produzidas por pacientes, como forma de terapia ocupacional durante oficinas que funcionam diariamente no espaço.
O bazar tem como objetivo divulgar o trabalho feito durante o tratamento dos pacientes e divulgar para toda comunidade a existência do Caps em Macaé. O bazar foi aberto às 9h, com exposição do material no Espaço de convivência e com uma apresentação cultural do Grupo Grutas, da Secretaria Municipal de Saúde, junto à Coordenadoria da Saúde Coletiva.
Todo o valor arrecadado nas vendas das peças será revertido para compras de materiais utilizados durantes as oficinas. O bazar estará aberto durante toda quarta (4) e sexta-feira (6) com apresentações culturais e palestras promovidas pela Secretaria de Saúde. O Caps ad Porto fica na Rua Conde de Araruama 569, Centro.
Ananda Moura Rezende, psicóloga do Caps, conta que a oficina funciona diariamente e existe desde quando surgiu o Caps, com o objetivo de oferecer atividades lúdicas com efeitos terapêuticos, ministradas psicólogos, assistentes sociais, médicos psiquiatras, enfermeiras e técnicos de enfermagem.
- A oficina estimula, incentiva e dá mais visibilidade ao trabalho dos pacientes, além de ser uma atividade terapêutica, importante para o tratamento e também uma fonte de renda própria para eles, ressalta Ananda.
A paciente Luzanira Ferreira, que está desde janeiro deste ano no Caps, explica que frequenta diariamente o local, participando sempre das oficinas com a produção de garrafas, cestinhas de jornal, cordões, vasos, quadros e ecobolsas, bolsas retornáveis com a marca do Caps.
- Estou o dia inteiro no Caps porque sempre sou bem recebida. Aqui, eu tenho a oportunidade de conviver com pessoas com o mesmo problema que o meu e pude observar como é feito o tratamento. A oficina me fez crescer, aprender novas técnicas e me faz pensar em outras coisas. A minha mente, agora, não é mais a mesma de quando cheguei, destaca Luzanira.
Programação
Dia 4 de maio - quarta-feira - Aberto ao público das 9h às 12h e das 14h às 19h
10h – Espaço de Educação e Saúde, com palestra sobre dengue, oferecida pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Coordenadoria da Saúde Coletiva
15h – Espaço de Educação e Saúde, com palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis, oferecido pela Secretaria de Saúde, junto ao Programa DST/Aids.
Dia 6 de maio - sexta-feira
10h – Espaço de Convivência com apresentação cultural do Coral da Aspas, Associação de Parentes, Amigos e Usuários de Saúde Mental de Macaé.
17h - Encerramento