logo

Caps Betinho promove roda aberta de danças circulares no Solar dos Mellos

22/09/2017 14:40:00 - Jornalista: Julie Silveira

As danças circulares despertam a alegria, além de facilitar a movimentação corporal. É um dispositivo terapêutico na medida em que desperta a motivação, proporciona bem estar e possibilita a integração. Diante deste cenário, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Betinho, em parceria com o Museu Solar dos Mellos, realiza, na próxima segunda-feira (25), às 10h, uma roda aberta de danças circulares. A ação acontece no próprio Solar dos Mellos e tem como objetivo possibilitar a integração dos usuários do Caps com a sociedade, de acordo com a proposta da reforma psiquiátrica, que preconiza os recursos comunitários como base do tratamento.

De acordo com informações da psicóloga do Caps Betinho, Fabrice Sanches, as danças circulares não prevê padronização estética, e sim expressão livre do movimento. "Cada participante encontra o seu jeito próprio de dançar. Também é nossa intenção promover o diálogo continuado com os diversos atores sociais acerca da loucura, no intuito de minimizar o preconceito e promover o respeito à forma singular de existência do portador de sofrimento psíquico grave", pontuou Fabrice Sanches.

Além da parceria com o Solar dos Mellos, o Caps Betinho promove, semanalmente, apenas para os assistidos, danças circulares no espaço da Oficina de Expressão Corporal, localizado no próprio Caps. "A dança desperta a alegria do grupo, além de facilitar a movimentação corporal. São passos simples, aprendidos na hora, permitindo a participação de todos, independente de terem prévio conhecimento em dança. De mãos dadas e em roda, é possível vivenciar o sentimento de integração ", frisou Fabrice.

Caps Betinho

No Caps Betinho há grupos e oficinas terapêuticas, como artesanato, musicoterapia e arteterapia. Segundo a psicóloga, Fabriche Sanches, são atendidas neste órgão público, vinculado à Secretaria de Saúde, cerca de 40 pessoas por dia.

São cerca de 400 pacientes cadastrados, atendidos por uma equipe multiprofissional composta por musicoterapeuta, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, psiquiatra, terapeuta ocupacional e assistente social.

Para outras informações, o Caps Betinho fica localizado na Rua Benedito Lacerda, 212 - Imbetiba. Telefone (22) 2796-1374.