Foto: Maurício Porão
Modalidade que envolve técnica e velocidade, o caratê é destaque do Fest Verão Esportivo
Muda a estação, mas o Fest Verão Macaé 2013 continua com sua programação esportiva. Na tarde desta sexta-feira (8), na arena montada na Praia dos Cavaleiros, foi realizada a competição de caratê. Com aproximadamente cem atletas de Macaé e região, divididos em diversas categorias, o evento, que contou com total infraestrutura, agradou atletas, técnicos e o público. O Fest Verão é uma realização da Prefeitura de Macaé, organizado pela Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).
Com mais de 20 milhões de praticantes espalhados pelo mundo, a arte marcial japonesa que chegou ao Brasil no começo do século XX, por intermédio de imigrantes, é uma modalidade que caiu no gosto popular. Divulgada em filmes de Bruce Lee e no clássico "Karatê Kid", a arte marcial continua ganhando adeptos no país que receberá os jogos olímpicos de 2016 e tem o caratê uma modalidade olímpica.
No Fest Verão Macaé, os pequenos caratecas da categoria sub-9 abriram a competição. O ouro ficou com Samuel Velasques (Associação Rudney), a prata com Ayrton da Silva (Associação Michi) e bronze com Ryan do Padra (Associação Kimekan). Em seguida, pela categoria 10 e 11 anos, Gabriel Aguiar (Associação Kimekan) venceu Luan Takinaka (Associação Kimekan) na final e garantiu a primeira colocação - completou o pódio Lucas Drumond (Academia Werner). Já pelo feminino, Beatriz França (Associação Michi) levou a melhor com Kassiane Araújo (Associação Kimekan), em segundo.
Já na categoria 12 e 13 anos, no masculino o pódio ficou formado com Welinton Braga (Associação Kimekan) no posto mais alto, seguido por Jhonatan Benedito (Associação Kimekan) e Bruno Vieira (Associação Kimekan). Pelo feminino, Ellen de Souza (Academia Superação) ficou em primeiro lugar, com Júlia Maria Loyola (Associação Kimekan) em segundo.
Os caratecas da categoria 14 e 15 anos subiram em seguida no tatame. Entre os homens, Matheus Wagner (ABIL), Aélcio Azevedo (Academia Werner) e Leonan Braga (Associação Kimekan) formaram o pódio. No feminino, Juliana França (Associação Michi) venceu Letícia Mattos (Associação Kimekan) e assegurou a medalha de ouro.
Em seguida, lutando pela categoria 16 e 17 anos, Lucas Alan (ABK) não deu chance aos seus oponentes e faturou o ouro. Mikael Miranda (Associação Michi) e Matheus Viana (Associação Michi) ficaram em segundo e terceiro, respectivamente. Entre as mulheres, Júlia Mendes (APRO) derrotou Bruna Torres (Associação Michi) na final.
Os adultos entraram no tatame montado na arena e na categoria masculina de faixa branca a roxa, Maxidelli de Oliveira (Associação Michi) não deu chances aos oponentes. Rafael Lima (Seigokan Macaé) ficou com a prata e Emílio Coimbra (Seigokan Macaé) com o bronze. Na categoria até a faixa marrom, o pódio ficou formado com David Aranha (Associação Kimekan), Eduardo Costa (Associação Michi) e Maicon Araújo (Associação Kimekan), respectivamente.
Na categoria até faixa marrom entre as mulheres, Maria Carolina (Associação Michi) levou o ouro sem encontrar oponentes. Já entre os atletas de faixa preta, no masculino, Darlan Aranha (Associação Kimekan) foi o vencedor, seguido por Gabriel Gonçalves (Associação Michi) e Maicon Araújo (Associação Kimekan).
Presente na competição, o presidente da Federação de Karatê Goju Ryu Seigokan, Roberto Takeshi, destacou a realização do evento. "A competição foi perfeita. A começar por ser na praia, trouxe um diferencial, um clima todo especial e agradável para as lutas. Além disso, a infraestrutura, a organização, a comissão de arbitragem fizeram com que o campeonato transcorresse da melhor forma possível. Destaco ainda que não tivemos um caso de lesão aos atletas, o que mostra que o caratê envolve técnica e velocidade, mas acima de tudo respeito ao oponente", frisou Takeshi.