Nove atletas de caratê Shotokan do Programa Art Luz participaram de campeonato de caratê, no último final de semana na cidade de São Paulo, junto com outros caratecas macaenses. Todos conseguiram medalhas e a equipe do Art Luz ganhou troféu. Ao todo cinco estados da federação enviaram equipes com atletas para essa competição, que reuniu cerca de 250 lutadores.
De acordo com o lutador William Silva, de 17 anos, faixa laranja, esse campeonato aumentou sua experiência. Ele conseguiu o segundo lugar na luta individual em disputa com sete lutadores de outros estados, e o terceiro lugar por equipe, contra seis outras equipes, todas com cinco atletas. Willian é morador da Barra de Macaé e está no Art Luz há dois anos e meio.
A coordenadora do núcleo Fronteira do Programa Art Luz, Geilse Barbosa Gomes, a Bella, o grupo teve o apoio da Secretaria de Educação,com cedeu o ônibus, motorista e lanches. Já a coordenadora do Programa Art Luz, a professora Ângela Terra, lembrou que o Programa incentiva a prática do caratê por que este esporte desenvolve o equilíbrio, aumentando a auto-estima e a concentração.
Na competição em São Paulo, os estilos de luta eram Shotokan e Goju-Ryu, num campeonato de luta ‘inter-estilos’. A graduações variavam entre as faixas branca e preta. De Macaé, os lutadores tinham entre 10 e 22 anos de idade.
Dentre os 20 que conseguiram premiação, estão: Letícia Matos, 14 anos, faixa amarela, primeiro lugar; Jonathan Riqueza, 14 anos, faixa laranja, primeiro lugar; Diego Araújo, 14 anos, faixa amarela, primeiro lugar.
Também conseguiram medalhas os seguintes atletas: Iago (10), Paulo Henrique (12), Alan (12), Isabela (14), Leonardo (13), Rully (12), Welington (12), Leonis (17), Hallef (17), Daiana (17), Carlos Eduardo (16), William (17), Maicon (22), Enthony (18), Darlan (22), Eduardo (22), Thiago (30), Maicon (22).