logo

Cárie Zero: escolas da serra terão treinamento para orientar melhor os alunos

25/05/2011 14:41:19 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Os funcionários das escolas da rede pública municipal da região serrana que vão participar do Programa Cárie Zero vão fazer curso de capacitação, que será realizado pela primeira vez no próximo dia sete, das 8h30 ao meio dia, no Auditório da Administração Regional, localizado ao lado a Unidade Mista, no distrito de Glicério. A iniciativa é da Subsecretaria Municipal de Odontologia, vinculada à Secretaria de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria de Educação do município (Semed).

Além de receber informações de como acompanhar os alunos durante o momento de escovar os dentes, eles verão na prática como é feita a correta escovação com auxílio da mesa clinica, que estará montada no curso mostrando os tipos de escovas, pastas e como são feitas as escovações técnicas. O Cárie Zero é implementado nas escolas da serra macaense e o seu objetivo é educativo visando ensinar a forma correta de escovar os dentes e aplicar o flúor nas crianças.

O subsecretário Marcio Junger disse que é importante o treinamento dos funcionários das escolas porque eles vão saber até qual a quantidade ideal de pasta de dentes que deve ser colocada na escova a fim de evitar que as crianças engulam excesso de creme que, no futuro, pode levar à fluorose dentária, que ataca o esmalte dos dentes com manchas brancas, devido à concentração de flúor. O problema é comum quando a criança engole creme dental durante a escovação, principalmente em menores de zero a 12 anos.

O coordenador municipal de Odontologia, Carlos Fernando Pessanha Matos, destacou a criação do Cartão de Saúde Bucal do Estudante, distribuído aos alunos que são examinados e, em caso de necessidade, encaminhados para tratamento no posto de saúde mais perto de sua casa.

Junger informou que cada aluno receberá um kit que está sendo entregue às escolas, pela Subsecretaria de Odontologia, contendo escova, pasta de dentes e fio dental para uso diário nas escolas.

- Por isto há necessidade de os funcionários estarem capacitados para fazer a melhor escovação. E são as escolas que vão selecionar aqueles que participarão do curso, destacou o subsecretário.

Já o coordenador frisou que periodicamente a equipe de Odontologia também estará nas escolas fazendo aplicação de flúor e escovação técnica nos alunos. Segundo ainda ele, os participantes do curso vão receber certificado e, durante o evento, haverá lanches para todos, já que serão três horas e meia de curso direto.