logo

Cárie Zero será representado no Congresso Internacional de Odontologia

19/07/2011 15:26:26 - Jornalista: Tatiana Gama

Melhorar as condições de saúde bucal dos alunos da região serrana é um dos objetivos do Programa Cárie Zero da prefeitura de Macaé. A proposta foi selecionada para ser apresentada no 20º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro. Os autores do trabalho são Cláudia Canalli, Suzana Garcez, Márcio Junger , Carlos Fernando Matos e Elaine Feitosa. O evento, que começa nesta quarta (20) e termina na sexta-feira (23), acontecerá no Riocentro, das 9h às 18h.

A apresentação do trabalho será feita pela cirurgiã dentista e mestre em Odontopediatria, Cláudia Canalli. "A mais importante ferramenta pedagógica do programa Cárie Zero é a utilização de jogos educativos confeccionados a partir de materiais domésticos recicláveis, tais como garrafas pets, caixa de pasta de dente, tampinha de refrigerante e outros”, ressaltou Cláudia.

De acordo com o subsecretário de Odontologia, Márcio Junger, a participação da prefeitura de Macaé por meio do programa Cárie Zero será fundamental para a melhoria do trabalho desenvolvido.

- Iremos passar por avaliação de doutores e mestres da área odontológica que também darão suas sugestões. Nosso objetivo é melhorar consideravelmente as condições de saúde bucal dos alunos da região serrana", disse o subsecretário.

O coordenador municipal de Odontologia destacou que os jogos educativos (boliche, quebra-cabeças, jogo da memória, trilha), utilizados nas atividades com os alunos, possibilitam a aprendizagem sobre saúde bucal de forma divertida e atrativa.

- Esperamos que a partir dessas atividades, os hábitos saudáveis sejam introduzidos no dia a dia dessas crianças. Essa metodologia de ensino foi apresentada na 48ª Jornada Odontológica da Uff e após avaliação da banca examinadora ficamos com a primeira colocação do concurso de trabalhos científicos. Esse trabalho também ficou em quarto lugar no Iº Encontro de Políticas Públicas de Saúde Bucal da Região Sudeste, enfatizou Carlos Fernando.