Foto: Arquivo - Robson Maia
Carnaval começa no próximo sábado, com atrações nos bairros, praias e na serra
Os foliões de plantão já podem se preparar, pois a prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) preparou uma programação especial para o carnaval 2011 com duas novidades. Este ano a folia começa no próximo sábado (5) e vai até o dia 8, se estenderá para os dias 16, 17, 18 e 19, com o desfile das Escolas de Samba na Avenida do Samba. A programação inclui shows em vários bairros e localidades, inclusive na serra do município.
De acordo com o presidente interino da Fesportur, Rosalvo Júnior, o carnaval vai acontecer na cidade inteira com o objetivo da descentralização desta comemoração, como ocorreu no Reveillón e no Fest Verão, projeto inovador iniciado pelo prefeito Riverton Mussi, que teve a preocupação de propiciar mais conforto a toda população.
- Buscamos também colocar atrações locais para valorizar as pratas da casa, assim como fizemos durante todo o verão. E com a programação estendida até o dia 19 de março, pretendemos dar um novo formato ao carnaval macaense, que por muitas vezes não é assistido pelos próprios moradores. Além disso, ao promovermos um carnaval fora de época, chamamos a atenção dos turistas, que normalmente se deslocam para outras regiões e que este ano poderá assistir de perto o que temos a oferecer, destacou Rosalvo.
Nos dias 5, 6,7 e 8 tem a animação do Bloco do Benê, das 21h à meia-noite, na praia do Cavaleiros. Já na Imbetiba tem Banda Prata da Casa, nos quatro dias de carnaval, das 18h à meia-noite. O bairro do Aeroporto vai contar com dois palcos para a grande festa carnavalesca. No dia 5, na Praia do Aeroporto, tem show com Bruno Cunha às 20h, Forró Brasil Show às 22h e Banda Novo Rio, à meia-noite. Já no dia 6, tem Banda Balocobaco às 20h, Art 1 às 22h e Batukada, a partir da meia-noite. No dia 7 o agito fica por conta de Fábio Santana às 20h, Os Brothers às 22h e Swing Explosão, à meia-noite. No dia 8, quem fecha a programação é a Banda Novo Rio às 20h, Pega Nada às 22h e Balacobaco à meia-noite. Já na praça do Aeroporto quem levanta a galera é a Banda Caribe durante os quatro dias de carnaval, sempre a partir das 19h.
Para os moradores do bairro Lagomar, quem abrirá os festejos no dia 5 (sábado) é a Banda Versátil a partir das 20h, que se apresentará até o dia 8 no mesmo horário; e logo em seguida, a meia-noite, show com a Banda Balacobaco. Já no dia 6 (domingo) quem agita a festa depois do primeiro show é a Banda Explosão Popular. No dia 7 (segunda-feira) quem comanda os festejos a partir da meia-noite é a Banda Zorra Brasil. E quem encerra o último dia de carnaval, na terça-feira (dia 8), é a Banda Novo Rio.
No bairro da Aroeira tem apresentação da Banda Piratas às 20h, do dia 5 até 8 de março. Já a segunda atração dos quatro dias de carnaval acontece sempre às 20h, sendo no sábado (5) show com a Banda Arco-Íris; no domingo (6) é a vez dos Acadêmicos da Aroeira; na segunda-feira (7) Pulo do Gato; e na terça-feira (8) Fuliões das Malvinas.
A região serrana também receberá muitas atrações durante os quatro dias de festa. No Frade, quem faz a abertura dos shows do dia 5 até 8 de março é a Banda Som Souza, às 20h; já no dia 5 quem comanda a festa a partir da meia-noite é Max Badauê; no dia 6 quem prossegue o carnaval à meia-noite, são Os Brothers; e na mesma noite, no R. do Frade, a empolgação fica por conta da Banda Novo Astral, às 20h; dando continuidade a programação no Frade, no dia 7 tem show com o puxador da Viradouro, Gilberto Gomes, a partir da meia-noite; e às 21h, no Bar do Cleber, tem show com a Banda Pega Nada. Para encerrar com chave de ouro, no dia 8, tem Banda Batucada, à meia-noite.
Em Glicério, quem se apresenta nos quatro dias de folia é Afonso e Banda, sempre às 20h; no dia 5 a segunda atração da noite é com Fábio Santana, à meia-noite; já no dia 6, quem continua os festejos após à meia-noite é a Banda Novo Rio, no dia 7 tem o agito da Banda Balacobaco também à meia-noite; e fechando a programação no dia 8, tem Banda Zorra Brasil de meia-noite até o final da madrugada.
E para quem pensava que o carnaval macaense tinha acabado, tem o chorinho de mais quatro dias de folia para ninguém botar defeito com o grande desfile dos Grêmios Recreativos das Escolas de Samba, que acontecem na Avenida do Samba. No dia 16 de março (sábado), a abertura fica por conta do Desfile dos Bois Pintadinhos às 21h; já no dia 17 (domingo) tem grande show do G.R.E.S. da Beija Flor de Nilópolis e desfile dos blocos da região macaense, também às 21h.
Na segunda-feira, dia 18 de março, tem desfile de seis Escolas de Samba. A primeira a pisar da Avenida do Samba é o G.R.E.S. Unidos dos Estudantes às 21h50; a segunda a se apresentar é o G.R.E.S. Acadêmicos do Lagomar às 22h40; o G.R.E.S. União do Miramar às 23h30; o G.R.E.S. Unidos da Vila às 00h20; o G.R.E.S. Princesinha do Atlântico à 01h10; e por último, o G.R.E.S. Arco Íris, às 02h50.
No dia 19 de março (terça-feira) a programação da noite começa com o G.R.E.S. Foliões das Malvinas, a partir das 21h50; em seguida, o G.R.E.S. Pulo do Gato às 23h; o G.R.E.S. Acadêmicos da Aroeira à 00h10; o G.R.E.S. Castelo Imperial à 01h20; o G.R.E.S. Unidos dos bairros às 02h30; e para encerrar os desfiles carnavalescos, o G.R.E.S. Império da Barra, às 03h40.