Conscientizar sobre a importância do uso de preservativos na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, este é o objetivo da ação iniciada no sábado (26), que contou com a distribuição de camisinhas e de material informativo sobre a Aids e outras doenças. Realizado em parceria com a Prefeitura de Macaé e a Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), o trabalho, que aconteceu no Calçadão da avenida Rui Barbosa, será estendido nesta sexta-feira (1º), na Cidade do Samba e no sábado (2), na Praia dos Cavaleiros.
O Programa DST/Aids, do governo municipal, é permanente, no entanto, com a chegada do Carnaval, a coordenação decidiu intensificar o trabalho de conscientização e expandir as informações sobre o assunto. Atualmente cerca de mil pessoas são beneficiadas pelo programa com acesso ao tratamento medicamentoso gratuito e atendimento por equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, médicos e enfermeiros.
Segundo dados DST/Aids, o índice de contaminação entre as mulheres vem crescendo, principalmente entre aquelas que são casadas ou possuem uma relação estável. A coordenação alerta que no início da descoberta da Aids na década de 80, o público mais atingido pela era os homossexuais e os dependentes de drogas injetáveis, no entanto, essa realidade mudou. Não existe grupo de risco e sim, comportamento de risco, daí a importância da adoção de cuidados para prevenção.
Atualmente, o tratamento de pessoas soropositivas é feito com um coquetel de medicamentos e o índice de mortalidade é baixo. Entretanto, o preconceito ainda é muito grande também por falta de informação e conscientização na sociedade.
Serviço - O Programa de DST/Aids funciona na rua Velho Campos, 354, Centro, de segunda a sexta-feira de 8h às 17h. No local são oferecidos testes rápidos de HIV, bem como de Hepatite B e C e ainda atendimento multidisciplinar com todas as informações necessárias sobre o assunto.