logo

Carnaval: bloco “Amigos da Vez” desfila na Cidade do Samba

08/02/2013 16:03:00 - Jornalista: Liliane Barboza

O bloco “Amigos da Vez” levará a sua mensagem durante desfile das escolas de samba, na Cidade do Samba, a partir da segunda-feira (11), de Carnaval no intervalo de cada apresentação, que começa às 21 horas. O objetivo da Prefeitura de Macaé é sensibilizar os foliões sobre o combate de uma das principais causas de acidentes graves e fatais, em especial em época festivas: a mistura de álcool e direção. A campanha incentiva a escolha de uma pessoa, que se compromete a não beber durante a festa ou evento, para assumir a direção e levar os amigos para casa em segurança.

A iniciativa conta com a parceria do Programa DST/Aids e também do Instituto Federal Fluminense (IFF), que colaboraram com o material informativo. Serão distribuídos 150 abadás gratuitamente pela equipe da Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas. Além disso, haverá distribuição de ventarolas.

O programa foi idealizado com base na campanha de mesmo nome, lançada pelo Ministério dos Transportes. Em Macaé, por determinação do prefeito Dr. Aluízio, as ações foram concretizadas.

Origem do programa - O projeto partiu de uma ideia já testada com sucesso em países da Europa e Estados Unidos, que é a realização de ações em bares e restaurantes frequentados por jovens e adultos, com o objetivo de disseminar entre eles o hábito de eleger sempre um integrante do grupo que se comprometa a não ingerir bebida alcoólica e fique responsável pela condução dos demais. O “Amigo da Vez” foi lançado nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, em novembro de 2000. Em 2001, devido à boa aceitação, foi ampliado para outras cidades brasileiras.

Outras ações- Depois do Carnaval, a Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas vai lançar o Projeto “Ambiente Livre de Tabaco”. A intenção é oficializar a legislação existente em prédios administrativos da prefeitura, secretarias, autarquias e fundações.
Essas ações serão baseadas na Lei 3302/2009, que dispõe sobre a proibição da prática e consumo de cigarros. Outra ação prevista pela Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas é o combate ao crack, por meio de capacitações e criação de comitês gestores de adesão ao programa.